o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

01 janeiro 2006

Grande Ecran

Em 2005, os filmes que mais me marcaram foram:

Garden State, de e com o Zach Braff

The Life Aquatic with Steve Zissou, com o Bill Murray

Sideways, com o Paul Giamatti

e também foi em 2005 que vi o "Bolos e Bolinhos 2", filme que também me agradou imenso.

O Garden State é um filme muito intimista e envolvente, que mostra um Zach Braff incrivelmente maduro, como realizador e actor. Este filme mostra um jovem que, durante anos, foi inibido de sentir. No fundo, conta uma história de redescoberta interior e o despertar de novos sentimentos e sensações. Tudo isto com um toque subtil e inteligente de humor. Quem ainda não viu, deve redimir-se rapidamente.

O Life Aquatic (em português alguém se lembou de traduzir para "um peixe fora de água") é o puro non-sense. É a história de uma equipa de cientistas marítimos (tipo a minha amiga blackbelly, do Pano do Pó) que começa a parecer anacrónica no seu próprio meio e que aposta tudo numa última "aventura" com tudo para correr mal. Imprescindível, também.

O Sideways penso que todos conhecerão. Nomeado para 5 oscars, venceu apenas o de melhor argumento adaptado. O mais curioso é que as opiniões enológicas emitidas pelo protagonista do filme tiveram um grande impacto nos Estados Unidos. O vinho que ele mais apreciava e gabava no filme (o pinot noir) aumentou bastante as suas vendas e o que ele abominava ("I am NOT drinking merlot") desceu. Mas, mais do que um filme sobre vinhos, é um filme sobre a amizade e sobre a maturidade e as grandes decisões da vida.

O Bolos e Bolinhos é o completo disparate e a galhofa total. Desde cantar com escuteiros o "põe tua mão na mão do teu senhor" a grandes perseguições em carrinhos de rolamentos, o filme é mesmo muito divertido. Tem é 2 ou 3 bolinhas vermelhas no canto porque em cada 5 palavras que os protagonistas dizem, 7 são asneiras.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

4 Comments:

At 4:03 da tarde, Blogger Madalena Duarte said...

Não conheço o primeiro. O Sideways e o life aquatic são muito bons.

 
At 7:46 da tarde, Blogger naked sniper said...

e quando é que vês o Balas e Bolinhos?

 
At 4:12 da tarde, Blogger mar said...

a pedido do sôtor aqui vai a minha sugestão para os próximos dias: "O fiel jardineiro" e "a noiva cadáver". beijos no seu nariz e se quiser pipocas para ver o filme é só dizer

 
At 6:11 da tarde, Blogger naked sniper said...

curiosamente não seriam primeiras escolhas na minha lista de filmes para ver

mas, quem sabe...

 

Enviar um comentário

<< Home