o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

14 janeiro 2006

Grande Ecran

Vi, finalmente, o Batman begins.

E atribuo-lhe a minha chancela. É, seguramente, o melhor filme de sempre do Batman.

E porque gostei deste filme? Primeiro porque não comete 2 erros crassos que costumam diminuir muitos filmes de acção no geral e os batmans anteriores em particular.

Um dos erros mais habituais nos filmes de acção é a tendência para a espectacularidade exagerada que mina toda a credibilidade do filme. Vejam o caso da Missão Impossível 2, com explosões irrealistas, acrobacias impossíveis, etc. Querem tanto ser espectaculares que acabam por se tornar ridículos. Neste filme não acontece isso. Há cenas expectaculares, há explosões, há sequências de luta, mas mantém-se sempre um certo nível de razoabilidade e o filme é mais do que apenas "stunts".

Outro dos erros habituais nos filmes de acção que resultam de séries televisivas é não conseguirem ser mais do que um episódio da série. Quando um filme é baseado num conceito televisivo bem-sucedido, existe um desafio muito grande porque o filme não pode desprestigiar a série e, para ter algum impacto, terá que ser mais do que apenas mais uma aventura dos protagonistas. Os Batmans anteriores caíam um pouco nesse erro. Neste caso, temos a história de como tudo começou. Percebemos o percurso do protagonista e deixamo-nos transportar no tempo para melhor percebermos o que fez a personagem que já conhecíamos ser dessa forma.

Para além disso, o filme está bem conduzido e conta com um elenco bastante bom.

E, como é um filme que aponta também para os adolescentes, também comporta uma componente pedagógica ajustada.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 Comments:

At 5:19 da tarde, Blogger Célia said...

Concordo plenamente com o que dizes. Vi no cinema e percebi que era sem dúvida um dos melhores filmes da saga. Gostei bastante da interpretação do Christian Bale (não o conhecia) e achei que não era um filme simplesmente para encher chouriços. Já ouvi dizer que vai ter continuação...

 
At 7:23 da tarde, Blogger naked sniper said...

canochinha,

o Chris Bale é um excelente actor, que peca talvez por ter papeis menos mediáticos (se bem que o American Psycho foi um filme de grande exposição)

Se gostaste dele, recomendo-te que vejas o "equilibrium", um filme muito interessante e com uma excelente interpretação do nosso amigo.

Isso das continuações assusta-me sempre um pouco. Tenho medo que estraguem a mística criada (como aconteceu com o T3)

 

Enviar um comentário

<< Home