O sentido do meu voto
Face ao que se tem passado e comentado por aqui nos últimos tempos, parece-me pertinente clarificar um pouco a minha posição relativamente às presidenciais.
Pode soar a surpresa depois de tudo o que tenho escrito e discutido por aqui, mas não considero que Cavaco tenha o perfil ideal ou seja o candidato ideal para Presidente da República. António Guterres, António Vitorino ou Freitas do Amaral, quanto a mim, seriam muito mais adequados para o cargo. No entanto, nenhum deles avançou. Quem avançou foi Soares, depois Alegre, mais tarde Louçã e Jerónimo e finalmente Garcia Pereira.
Soares pareceu nesta campanha o príncipe da arrogância e da deselegância. Só ele (paladino da revolução e pai da democracia) tem passado, perfil e competência para PR e nós somos todos ignorantes e iludidos por termos o desplante de o não perceber.
Alegre começou bem (admito que cheguei a pensar em votar nele), mas mostrou-se, por um lado, oco no discurso e, por outro, incoerente nas atitudes. Para além de ser livre e fraterno, e de ninguém o poder impedir de fazer campanha onde quiser, não tem ideias nem propostas para o cargo a que se candidata. Tem-se desgastado mais a lutar contra o PS (embora mantenha o cargo de deputado) do que a solidificar a sua posição. Ainda assim, o candidato poeta parece capaz de ganhar a Soares.
Louçã e Jerónimo são candidatos de partido, cuja estratégia não tem nada a ver com a presidência da república, mas sim com o segurar do seu eleitorado e com o aproveitamento da cobertura mediática para atacar o governo e prosseguir a sua agenda. Compreendo a sua posição, tal como espero que compreendam que não voto neles.
Para além de considerar que Cavaco é o menos inadequado dos candidatos, comecei a ficar mais do seu lado devido ao ataque desenfreado e desleal que lhe têm movido. Desde Soares afirmar que Cavaco "não tem conversa", ou chegar à deselegência de insiuar que é mal visto internacionalmente, tudo serviu para atacar o BoliqueimeMan de uma forma claramente injusta e facciosa. E quando é assim, eu tendo a criar simpatia pela "vítima".
Depois há o Garcia Pereira, que tem sido o candidato mais coerente e positivo. Apresenta ideias, propostas e questões para debate. Não se limita a dizer que Cavaco é o papão, mas explica de que forma exerceria o seu mandato. Assim está bem.
Portanto, se alguém quiser saber, vou votar Garcia Pereira à primeira e Cavaco à segunda, se for caso disso.
2 Comments:
Realmente Sniper... Como conseguiremos votar bem se ninguém nos arranja candidatos de jeito?
Give a man bananas and you'll have a monkey
Enviar um comentário
<< Home