o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

30 janeiro 2006

Tem calma, Larry

Estreia hoje na rtp 2 o "Curb your Enthusiasm" ou, em português, "Calma, Larry", a sitcom de Larry David, o outro génio por detrás de Seinfeld.

Devo dizer que quando tomei conhecimento desta série, através do Pedro Mexia (isto em Outubro, Novembro), fiquei bastante curioso. Afinal, Seinfeld foi das séries que mais me marcou em toda a vida. Eu aidna sou do tempo em que dava às 2 da manhã na TVI, e eu ficava a estudar (ou a tentar) até essas horas para depois ver o episódio do dia.

Apressei-me a sacar episódios disto através do Emule e lá comecei a ver a coisa. Infelizmente, fiquei bastante desiludido.

Na série Seinfeld, o personagem George sempre foi aquele que menos achei interessante e, pior, menos achei divertido. Como esse era o personagem baseado em Larry David, eu nem devia ter ficado surpreendido com o novo programa. Sinceramente, não gostei.

O humor desta série, tal como era o persongem George, é baseado em situações estranhas, muitas vezes constrangedoras, mas que parecem sempre forçadas e pouco razoáveis, logo, pouco credíveis. Por outro lado, nem é esse o principal problema. Havia inúmeras situações no Seinfeld que não eram minimamente razoáveis e tinham bastante piada. O problema aqui é que tudo acaba por ser previsível e muito "elaborado". Não há a surpresa de que se faz a comédia. Eu até posso sorrir com várias situações (na maioria apenas fico desconfortável), mas nunca me sai uma gragalhada espontânea, nunca me atiro para o chão a rir, nunca desato a rir a meio da noite ou a meio de uma conversa por me lembrar de alguma situação do programa. E sendo assim, não vale mesmo a pena perder o meu tempo com aquilo.

Enfim, não tem a minha chancela.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

12 Comments:

At 12:03 da manhã, Blogger Bart Simpson said...

bom, eu vi tudo ao contrário.
gostei bastante.
mas isto é que é giro: as opiniões.

 
At 12:32 da manhã, Blogger naked sniper said...

mainada!

Eu é mais Frasier e Scrubs

 
At 3:36 da tarde, Blogger Célia said...

E logo, logo a seguir a "Calma, Larry" deu uma excelente série, "Rome". A ver (na minha opinião).

 
At 4:08 da tarde, Blogger naked sniper said...

Essa, sim, tenho curiosidade em ver.

Infelizmente, 2ª às 23h é hora de futsal para mim.

talvez me possas emprestar o DVD...

 
At 9:26 da manhã, Blogger António said...

percebo-te, vias o George no Seinfiel e roias-te para que ele nao fizesse merda, sentias-te incomodado por cada enterradela do gnomo, porque no fundo revias-te nele. Vias o tipo prontinho para se espatifar e pensavas, pois podia ser eu...

:)

 
At 10:10 da manhã, Blogger naked sniper said...

António,

não sei se a explicção psiquiátrica será essa.

no seinfeld havia situaçoes que aconteciam ao George que era engraçadas. No curb your enthusiasm as situações parecem sempre forçadas, dou comigo a pensar "este gajo é parvo", "ninguém faz uma coisa dessas", porque é tudo coisas que seriam facilmente resolúveis se as pessoas tivessem o mínimo de bom senso.

mas isto sou eu, e provavelmente serei o único a pensar assim

 
At 8:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Penso que a comparação (e critica) à personagem do George Costanza é inadequada.

Apesar de a ideia geradora se ter centrado em torno de Seinfeld e o seu amigo Larry David, o personagem Geroge interpretado por Jason Alexander rapidamente ‘explode’ noutras direcções. As razoes são várias:

1. O talento e personalidade de Jason Alexander.
2. Muito do repertório cómico retirado da vida e personalidade de Larry David é (ao contrario do que se pensa) aproveitado para cada um dos 4 personagens, conforme a utilidade que se lhe pretende (é o caso do ‘contrato’ sexual que Seinfeld faz com Elaine, e muitos outros exemplos).
3. Logo na 3ª série (2º ano) é necessária a colaboração de outros argumentistas que trazem as suas próprias experiências histriónicas para a cena.
4. A partir da 5ª série aparece a dupla de argumentistas Max Pross e Tom Gammill que vai catapultal a série para os níveis de incredibilidade e ‘nonsense’ que lhe é reconhecida colocando George em muitos dos momentos de antologia que conhecemos.

Sem a personagem improvável de George, a série Seinfeld perderia metade do potencial cómico até porque se tornaria impossível o papel que Jerry faz de contrabalanço e bom senso. É claro que quem prefira um bom humor físico discordará e dirá que Kramer é que é.
Para mim são ambos instrumentais – são os que afastam a série de uma qualquer receita de pacotilha que são todas as outras (Cheers, Fraiser…). Mas isto já é uma questão de gostos e eu serei certamente uma minoria ou ‘Os Malucos do Riso’ não seriam o sucesso que são.

Isto é a minha reacção à confusão entre Larry David e George Costanza e a minha opinião quanto à importância do segundo para a série Seinfeld, quanto ao ‘Curb your Enthusiasm’ conheço pouco.

 
At 1:26 da manhã, Blogger naked sniper said...

nuno,

essa análise está muito interessante, mas não era essa a questão.

pensa num George mais agressivo e conflituoso a quem acontecem coisas mais idiotas. acrescenta a isso outras pessoas igualmente conflituosas e pouco racionais que parece que fazem de propósito para criar situações embaraçosas.

para além disso, não tem aquela surpresa que faz a gargalhada. Não sei se é de conhecer bem os episodios do seinfeld, mas nada me parece realmente novo

mas, enfim, posso ser só eu

depois emrpesto-te alguns epis
odeios

 
At 4:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como eu disse eu fugi à questão principal. (o Curb your Enthusiasm)

Eu só vim em defesa do personagem George Costanza na série Seinfeld.

Os meus argumentos começam e acabam aí. Se for para falar do 'Curb your Enthusiasm' não tenho nada a dizer.

 
At 9:34 da manhã, Blogger naked sniper said...

então está calado

 
At 11:58 da manhã, Blogger Nelson Santos said...

sniper, lamento (ou não) mas discordo em absoluto de ti. Mr. Costanza é, só, aquilo em que todos os homens têm medo de se tornar um dia...gorducho, careca, com óculos e socialmente insuportável. Resumindo, uma besta quadrada. E é por isso que eu adoro a personagem (embora eu seja suspeito pois gosto de todas as personagens da série, desde o Jerry até ao uncle Leo ou o advogado de cirscunstância, Jackie Chiles, que acaba por ficar com a fantástica Teri Hatcher - they're real, and they're spectacular!).

Agora, quando a Curb your Enthusiasm, embora não me faça rir como Seinfeld, não me pareceu um má série, mas algo como o The Office, que levou algum tempo até que eu me "habituasse" àquele tipo de humor, constrangedor, embaraçante e incómodo. Vou ver no que dá, mas não me parece para já que mereça uma crítica tão arrasadora...

Ah, e "um George mais agressivo e conflituoso"? Impossível! He's George Costanza, lord of the idiots!

 
At 9:05 da tarde, Blogger naked sniper said...

Nelson,

Julgo não me estar a precipitar porque já vi cerca de 10 episódios. Ao início (até por ser quem era e recomendado por quem era) dei o benefício da dúvida. Mas acabei por ter que me render às evidências: não me faz rir e, logo, não gosto.

 

Enviar um comentário

<< Home