o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

05 fevereiro 2006

Grande Ecran

Vi o Munich de Spielberg e gostei bastante.

Como já todos devem saber, o filme começa por relatar o atentado ocorrido nos JO de Munique, em que um comando Palestiniano assassinou a delegação Israelita e continua descrevendo a resposta de Israel, sob a forma de criação de uma equipa com a missão de vingar esse atentado eliminando um conjunto de figuras inimigas.

Este filme tem, para mim, dois grandes méritos na pedagogia anti-terrorista. Primeiro, humaniza a pessoa do terrorista. Segundo, mostra o efeito contraproducente do terrorismo.

Todos nós nos interrogamos como é possível os terroristas praticarem actos tão infames e criminosos. No entanto, em caso extremo, também acredito que todos nós fôssemos capazes de cometer actos infames e criminosos na defesa dos nossos ideiais. É o que se passa em todas as guerras e até nas missões de manutenção da paz. Spielberg retrata os membros da célula israelita portagonista do filme como idealistas, como pessoas normais unidas por uma religião e por uma nacionalidade, como patriotas. As mesmas pessoas que quase morreram de susto por quase terem matado uma criança são as mesmas que assaninam sem remorso o seu pai, que matam a sangue frio um idoso e que eliminam mais uns quantos terroristas (pelo menos é isso que eles crêem que sejam) inimigos. No final do filme, Avner começa a questionar o que fizeram, começa a pedir provas dos crimes que antes não duvidava que os seus alvos tivessem cometido e a perguntar porque não são estes julgados em vez de assassinados a sangue-frio.

Depois o filme mostra bem a escalada de violência que tudo isto acarreta. A criação desta "equipa" acontece como retaliação do atentado em Munique. Após os assassinatos cometidos por estes, o inimigo desencadeia diversas acções de retaliação e os elementos eliminados são substituídos por outros ainda mais radicais e sanguinários. Aliás, o atentado de Munique foi certamente também retaliação de uma outra qualquer iniciativa anterior que teria sido o resultado de uma qualquer agressão. Conclusão: a violênbcia gera apenas mais violência. O que irá resultar disto tudo? Como bem diz o Manuel Jorge Marmelo, os radicais que na altura eram uma minoria começam actualmente a ser uma maioria. E isto não é bom para ninguém.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

4 Comments:

At 12:18 da tarde, Blogger Papo-seco said...

Esperava mais do Spielberg.

Também gostei do filme, mas não encontrei nada que o faça sobressair de outros em que o tema é o terrorismo, seja ele Irlandês, espanhol, árabe

 
At 6:58 da tarde, Blogger naked sniper said...

papo-seco,

talvez fosse de esperar que Spielberg fosse mais longe

mas o filme é um bom filme e indo mais longe Spielberg provavelmente teria que comprometer a equidistância e ausência de juízos de valor que apresenta neste filme

ou então não, já nem sei

 
At 1:21 da tarde, Blogger Madalena Duarte said...

quando vir depois venho aqui deixar a minha opinião.

 
At 6:52 da tarde, Blogger naked sniper said...

Ariel,

fico à espera

 

Enviar um comentário

<< Home