o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

12 julho 2006

pois é

Zidane veio a público dizer que não se arrepende da cabeçada que deu a Materazzi, porque este insultou gravemente a sua mãe e a sua irmã.

Tanta merda, tanto aproveitamento e tanto debate sobre o racismo, xenofobia e o caralho a sete e, afinal, o insulto foi o mais usual que se poderia imaginar.

Se o Zidane, em 15 anos de carreira, nunca tinha ouvido insultos à mãe e à irmã por parte de adversários ou é muito surdo ou só agora se descobriu que ele tinha família.

Atenção, não é por eu achar normal o trash talking que eu o apoio. Eu costumo provocar muitos adversários, mas tratam-se de adversários amigos ou conhecidos que eu provoco na brincadeira. O facto de haver jogadores que insultam a mãe ou irmã dos adversários não me choca. Aceito que isso aconteça, mas certamente que não da minha parte ou da parte dos meus colegas de equipa


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

21 Comments:

At 10:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

Que eu visse o conteúdo do insulto não foi revelado, nem se afirmou que não era racista:

Le présentateur, Michel Denisot, accélère le rythme des questions, insiste. Les deux hommes se coupent mutuellement : «Vous parle-t-il de votre soeur, votre mère ?», demande Denisot. «Oui. Il parle de choses qui touchent au plus profond de moi. Des choses graves qu'il répète une fois, deux fois, trois fois... J'aurais préféré prendre une droite dans la gueule.» Ces mots crus résument l'état d'esprit de Zidane.

site do jornal lÉquipe

Não sei o que é um "insulto usual" porque não sou insultado com muita frequencia mas também não percebo tanta necessidade de branquear o 'herói' Materazzi.

 
At 4:25 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

não se trata de branquear o Materazzi, trata-se de denunciar o branqueamento do Zidane.

se fosse outro qualquer a agredir um adversário, achas q se levantava tanta coisa sobre qual teria sido a "provocação tão terrível"?

como é o Zidane vieram logo inventar que serriam insultos racistas e q lhe teriam chamado terrorista.

e, apesar de tu não teres visto, já foi confirmado pelo próprio Zidane que não foi nada racista ou que o tivesse chamado de terrorista

 
At 6:27 da tarde, Blogger Padeiro de Serviço said...

Exactamente naked sniper!! É mesmo por aí. Obviamente que não acho que o Materazzi é um santinho e que ele não tenha provocado o Zidane!! Mas daí a virem logo defender o Zidane como se fosse um intocável, afirmando que ele só tomou aquela atitude porque com certeza que a provocação tinha sido muito grave...a distância é grave!!

Que eu me lembre...na altura que o Sá Pinto agrediu o Artur Jorge (facto que repudiei e continuo a repudiar) muito poucas pessoas falaram na justificação do acontecido!! A maioria das pessoas prontamente chamou o Sá Pinto de tudo e mais alguma coisa, mas não se lembraram do que provocou a situação...e com isto não quero dizer que a atitude dele foi justificada, obviamente que não!!!

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper, padeiro, fans da bola,

parece que ninguém está a querer branquear ninguém...óptimo.
Eu (já disse diversas vezes)não acho a atitude do Zidane justificavel e, pelos vistos vocês também não acham que o Materazzi tenha sido correcto.
Só nos resta esperar que cada um seja punido justamente pelo que fez.

Quanto à questão de saber como seria a reação se em vez do Zidane fosse o Figo ou Cristiano ou Fulano ou Sicrano é um assunto que pode ser extremamente apetitoso para os jornais desportivos e para as sondagens de popularidade mas que passa ao lado da avaliação objectiva da situação.
No plano das hipóteses também posso questionar se Portugal tivesse sido afastado pela Itália com um penalti arrancado a ferros pelo Materazzi ficando a Itália a jogar o resto do tempo todo à defesa como muito bem sabe e que depois fosse fazer o mesmo na final contra a França...será que havia tanto Português de mente iluminada a torcer pela Itália...e será que havia tanto Português a pedir para não se incomodar o campeão Materazzi?

 
At 10:23 da tarde, Blogger Padeiro de Serviço said...

Olha...eu não torci nem por uma nem por outra!! Foi mesmo uma daquelas finais que vi sem interesse nenhum!! Aliás, foi um jogo mau comparado com o Alemanha - Portugal!!

Já que falas nisso, a Itália passou os 8ºs de final com um penalty arrancado a ferros no último minuto contra uma selecção que eu até simpatizo e estava a puxar por eles!! Quanto a mim, tanto uma como outra selecção, não mereceram chegar à final, mas já se sabe que quem vai à final são as selecções que a FIFA escolhe!!

 
At 11:28 da tarde, Blogger Rita said...

o zidane nc poderia ter respondido c violencia. perdeu a raazao tda. p alem disso, frases como "vai p a puta q te pariu" e afins sao o pao nosso de cada dia.

 
At 11:41 da tarde, Blogger TheOldMan said...

Vocês não percebem nada!

Foi um insulto terrível que Zidane ouviu - "A tua irmã tem umas trombas que mais parece um terrorista; não a comia nem que fosse por patriotismo..."

Et Voilá...

;-)

 
At 12:25 da manhã, Blogger naked sniper said...

nuno,

a minha questão não é "e se tivesse sido outro?"

a minha questão é "quantas agressões houve até hoje? foi esta a primeira vez que se tentou desculpar o agressor e justificar a gressão com insultos"

não é especulação, são factos

a outra questão q colocas passa-me completamente ao lado. isso sim, é material para um jornal desportivo

 
At 12:25 da manhã, Blogger naked sniper said...

old man,

tu é q a sabes toda...

 
At 3:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

rita,

não é uma questão de "perder a razão" ou ganhar a razão porque que eu saiba a razão não é uma coisa que sequer precise de existir...podem não ter ambos razão - como é o caso.


sniper,

És capaz de ter razão (olha, aí vem ela...a razão), se calhar é por o cartão vermelho ter sido ao melhor-jogador-do-mundial durante a disputa da Final num caso insólito, em que não existiu uma intensificação de agressividade física, mas apenas uma agressão unilateral, fazendo-nos questionar: que graves palavras terão provocado que a França jogasse os últimos 10 minutos sem um dos seu jogadores mais influentes?
e se fosse noutra situação não haveria tanta gente a colocar a questão.

No entanto, seja qual for o episódio histórico que provocou a discussão, eu fico contente que se dê importancia a este assunto para o futuro e se este for o primeiro caso exemplar para um melhor comportamento dos jogadores...tudo bem.

Pela minha experiencia de jogador (de basket) a competitividade pode ser completamente expressa em jogo jogado e, aliás, jogo pior quando começa a haver mau ambiente ou quando temo pela minha integridade física. Portanto, como adepto de futebol pela sua componente desportiva acho que saio beneficiado se puder ver mais jogos do tipo França-Espanha e menos do tipo Holanda-Portugal.

 
At 10:04 da manhã, Blogger naked sniper said...

nuno,

não sei se te estás a fazer incompreendido, mas a questão é precisamente essa.

o tema não deve ganhar importância apenas porque envolveu o Zidane. para mim é tão grave o Zé Carlos do Feirense dar uma cabeçada ao Jorge Luís do Desp. das Aves como o Zidane ter dado ao Materazzi. Mas ao Zé Carlos ninguém vai perguntar se o Jorge Luís o insultou ou chamou nomes à mãe. Agrediu, é expulso, recebe jogos de castigo e fica estigmatizado como jogador violento. Como foi o Zidane a agredir, há que perceber o que causou a agressão, porque o Sr. Zidane não pode ficar como o mau da fita, ou como mero jogaodr violento, tem que ser uma vítima.

Se a FIFA estudasse a situação ou agisse no sentido de diminuir as provocações e agressões verbais por causa dos milhares de Zé Carlos que são insultados e agridem companheiros de profissão todos os anos, teria o meu aplauso. Como o faz apenas para branquear o acto do Zidane, tem a minha crítica.

Até porque, especulando, se fosse ao contrário, não me parece que houvesse o mesmo tratamento.

Percebeste agora o que tenho tentado dizer ao ongo desta semana toda???

 
At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

é claro que quando se aplicam novos critérios sem efeitos retroactivos as pessoas podem-se sentir estigmatizadas (repara no que se passa com os reformados). Mas se não for assim dificilmente se consegue mudar alguma coisa. É claro que vai existir sempre uma linha divisória. O que tu contestas é que essa linha divisória apareça com o Materazzi podendo passar a imagem que então o Zidane fez muito bem em dar a cabeçada (muito na linha de pensamento de que alguém tem de ter "a razão" e o outro ficar privado dela).
Mas eu nunca defendi que se passasse essa mensagem, até porque retirar as principais sanções ao Zidane (a expulsão na Final) seria estúpido, desadequado, impossivel. Eu nunca falei de castigos a não aplicar ou a retirar ao Zidane. E é isso que eu te tenho andado a dizer toda a semana: não me interessam as sanções que já foram e serão aplicadas ao Zidane, mas apenas que todos os jogadores, Materazzi incluído, passem a ser responsabilizados pelo que dizem.

Quanto ao Zidane, quero que apanhe no mínimo o mesmo tipo de sanção que apanharia o "Zé Carlos"...que o expulsem (já está) que pague multas, que vá para a prisão, que seja estigmatizado por muita gente (tb já está)...o que estiver mais adequado ao que ele fez, que foi muito feio.

Percebes???

 
At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

quanto às linhas divisórias que tanto odeias (eu também), infelizmente é um facto da nossa civilização. Repara no caso Bosman (ou lá como é que o homem se chamava) que fez mudar não só as coisas no futebol, mas dentro da União Europeia -nessa linha de pensamento não se teria mudado nada para não parecer que se estava a fazer um favor muito especial ao Bosman...
É quando as questões ganham uma certa visibilidade que se começam a fazer mudanças. Eu estou simplesmente a torcer para que seja já desta vez e não daqui a mais uns anitos, ou nunca.

 
At 4:58 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

o Bosman era um jogador perfeitamente desconhecido que intentou uma acção em tribunal CONTRA a UEFA.

foram os tribunais que obrigaram a UEFA a mudar, não foi a EUFA que achou que devia fazer favores a ninguém

a tua comparação faria sentido se tivesse sido um desconhecido qualquer a agredir o Zidane e a FIFA estivesse tão preocupada com o que teria o senhor Zidane dito para provocar o desconhecido

 
At 5:12 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

(estou a responder em ordem inversa aos teus comentários)

claro que tu não defendes que se desresponsabilize o Zidane, tal como eu não defendo que se desresponsabilize o Materazzi.

mas esta actuação da FIFA vem completamente desajustada.

o seleccionador espanhol há um ano referiu-se a Henry como "aquele preto de merda". toda a gente o criticou, os jogadores, jornalistas, público, etc.

a FIFA e EUFA tinham em acção a campanha contra o racismo. sabes que sanção aplicaram ao senhor? 15 000 euros de multa!!

se para castigar um comportamento que as próprias instituições haviam considerado inaceitável, se aplica uma sansão tão idiota como vêm agora falar em tirar o título à Itália se os insultos do Materazzi tivessem sido racistas?

ao Henry, que é preto pode-se insultar e ao Zidane, que é argelino mas branco, já não?

a minha posição nunca foi a de branquear os insultos, foi sempre a de denunciar a parcialidade da FIFA

 
At 6:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

o exemplo do caso Bosman não era para comparar com este caso do Zidane mas apenas para ilustrar em como as mudanças aparecem em situações de maior visibilidade. Podes acusar-me de ter dado um exemplo fraco mas era mais útil saber se concordas com esta apreciação.

Quanto à história do selecionador Espanhol e ao passado menos exigente da FIFA, não sei se percebo bem a tua posição: por se ter posto a fasquia num caso gravíssimo de racismo nos 15 000 euros isso significa que a FIFA não poderá nunca ser mais exigente?
Ou será que a tua indignação significa que concordas que se seja mais firme nas penalizações?
A minha posição é a segunda, ser mais rigoroso, e que esse rigor comece o mais brevemente possível.

 
At 8:34 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

no caso bosman as mudanças aconteceram por terem sido impostas pela justiçoa e foi isso q causou a visibilidade (a posteriori). neste caso aconteceu o inverso.

o exemplo do seleccionador espanhol foi para demonstrar a parcialidade da FIFA. parece que o Zidane merece mais respeito q o Henry (q foi ofendido e nem sequer agrediu ninguém)

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

o exemplo do caso Bosman não era para fazer uma colagem com este caso do Zidane mas apenas para ilustrar em como as mudanças aparecem em situações de maior visibilidade. Podes acusar-me de ter dado um exemplo fraco mas era mais útil saber se concordas com esta apreciação.

Nos teus moldes a imparcialidade da FIFA só se atinge se ela tolerar para sempre os abusos rácistas de toda a gente. Eu preferia que essa falha fosse corrigida rápidamente (correndo o risco de numa avaliação diacrónica parecer ter dois critérios).

 
At 10:28 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

no caso bosman, não foi a visibilidade que causou a mudança, primeiro houve a mudança e foi aí q surgiu a visbilidade a posteriori. foi uma coisa sem visbilidade que ganhou visibilidade quando teve efeitos. era o mesmo que um jogador desconhecido meter um processo em tribunal contra outro desconhecido que o tivesse ofendido num jogo e tivesse ganho e, a partir daí, fosse imposto à FIFA esse comportamento, o que só ganharia visibilidade nesse momento. no caso Zidane aconteceu o contrário, a visibilidade do caso é q poderá levar a mudanças.

nos meus moldes, a imparcialidade da FIFA deveria ter surgido logo no caso do Henry.

e nem são situações comparáveis, porque o insulto do Materazzi não foi racista ou xenófobo

a minha questão é que a FIFA é que se está a mostrar racista

 
At 12:57 da manhã, Blogger Unknown said...

Ops... (Sorry to interrupt)

No post anterior e em resposta a uma leitora/comentadora, respondeste que este blog era lido por menores... não há entao direito a resposta foleira...
Entao e neste post... o que é que faz ali a palavra caralho? ops...

Ó faxavori.. não podia responder à rapariga? É que agora fiquei curiosa!

 
At 1:10 da manhã, Blogger naked sniper said...

BB,

ai o catano!!!

os miúdos estão mais do que habituados a ouvir asneiredo. aliás, são eles que inventam as novas asneiras

eu tento controlar é a insinuação de cariz erotico-sexual

 

Enviar um comentário

<< Home