o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

12 julho 2006

Sticks and stones may brake my bones

but words will never hurt me.

Vem isto a propósito ainda da cabeçada do Zidane ao Materazzi.

Parece que hoje à tarde o Zidane vai revelar o que o Materazzi lhe disse que provocou a sua reacção.

Fala-se também na eventualidade de a Itália perder o título caso se confirme que o Materazzi tenha dito qualquer coisa racista ou xenófoba (parece que os regulamentos da FIFA prevêm que uma equipa possa ser penalizada com o derrota em casos de comportamentos racistas dos seus jogadores).

Eu acho isto uma grande palhaçada!

Até parece que foi esta a primeira vez que alguém provocou outra pessoa num jogo de futebol ou noutro desposto qualquer. O trash talking faz, sempre fez e sempre há-de fazer parte do desporto. Tal como quando um guarda-redes vai tentar desconcentrar um adversário antes de um penalty, um defesa chamar nomes e dizer provocações ao jogador que está a marcar é algo natural e apenas a prova de que esse jogador sente que não consegue parar o adversário utilizando as suas capacidades técnicas e atléticas e que tem necessidade de partir para esses recursos. É até um elogio para o jogador insultado.

Agora tentar dizer que o que o Materazzi disse é que causou a agressão, como se o Zidane tivesse ficado psicologicamente condicionado a dar a cabeçada é o maior disparate do Mundo. Um jogador de futebol profissional (e qualquer pessoa, já agora) tem q ser suficientemente forte para ser capaz de reagir a esse tipo de provocações com o desprezo que elas merecem.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

20 Comments:

At 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

devo dizer-te que não sou assim tão adepto do trash talking como tu. Para mim isso não «faz parte do desporto» mas quando muito vive à margem deste.
Como tu próprio admitiste quem entra por esse caminho devia perceber que está a admitir uma fraqueza e, portanto, mais valia estar calado.
Também discordo quando dizes que «sempre fez parte do desporto» - isto é uma invenção contemporânea, muito mais recente que o futebol. Antigamente os jogadores comportavam-se como cavalheiros e nem sequer havia as escaramuças que há hoje. Por causa desta forma distorcida de competitividade é que a FIFA teve de inventar o "fair play" e de pedir aos jogadores que sejam mais crescidinhos. É que, mesmo pequenas bocas de desmotivação contribuem para uma hostilização dos adversários e descamba fácilmente para outro tipo de pequenos empurrões, pisadelas e desprezo pela integridade física do adversário.

Depois há o problema da intensidade. Mesmo que se admita ser comum no futebol bocas como «não te vou dar hipóteses» ou «tás feito ao bife comigo» ou «não jogas um caralho» não acho que isso se compare a insultos obscenos e bocas racistas.
Tu dizes que palavras não te afectam mas nunca terás passado pela situação que muitos passam: se fosses um jogador de futebol preto e fosses sistemáticamente insultado pelo teu tom de pele se calhar não serias tão indiferente à questão. Imagina o caso do Zidane que para além de questões de raça podem fácilmente insultá-lo associando-o ao fenómeno terrorista do qual ele deve sentir o mesmo nojo que qualquer um de nós mas que, por azar dele, podem generalizar associando-o à "raça dos terroristas".
Acho que essa tua apatia só se compreende pela teu distanciamento desses problemas e se fosses constantemente violentado com insultos já ias agradecer por isso ser ilegal e por haver tribunais para refrear os teus agressores.

Quanto à questão Zidane-Materazzi, o Zidane (e a França) já foram devidamente punidos e a FIFA está a analizar retirar o troféu de melhor jogador ao Zidane por "comportamento anti-desportivo".
Quem continua incólume é o Materazzi. Espero que seja revelado o isulto do Materazzi e que ele seja justamente punido apenas pelas palavras que disse (e não de outras fruto de especulações) E que este caso seja exemplar para ambos - especialmente se isso envolveu racismo pois é uma questão cada vez mais sensível nos dias de hoje, à qual a FIFA dedicou recentemente uma grande campanha e que não tem piada nenhuma ainda andarmos no séc. XXI a não compreender.

Espero tb e tenho a certeza que isso é mt provável que a FIFA não retire o título à Itália (não portque eu ache que a Itália tenha jogado melhor, mas pk não tinha grande piada um título ganho na secretaria) é sempre preferível multas pecuniárias e interdições em futuros jogos.

 
At 5:07 da tarde, Blogger TheOldMan said...

Onde se prova, Sniper, que por mais "macho" que seja o futebolista, acaba sempre por a certa altura cair na tentação de se armar em "prima-dona"...

De qualquer modo o tipo já se retirou, e por isso não conta como futebolista.

;-)

 
At 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oldman,

não percebi bem onde é que o Zidane se armou em "prima-dona"?...
foi por ter dado uma valente cabeçada ao Materazzi ou por se ter revelado renitente em saciar a curiosidade dos jornalistas sobre os insultos de Materazzi?

 
At 6:02 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

faz tanto parte do desporto como as pessoas a insultar o árbitro quando ele toma alguma decisão contrária aos interesses da sua equipa

antigamente os desportistas eram cavalheiros? como sabes isso? sempre houve e sempre haverá desportistas e brutos que praticam desporto.

agora, claro que admito que seja duro um jogador sofrer sistematicamente abusos verbais que toquem pontos sensíveis. mas, como dizes, para isso há outras formas de punição que não a agressão física. ou um cavalheiro pode dar cabeçadas desde que não insulte ninguém verbalmente?

quanto à questão de tirarem a bola de ouro ao Zidane, acho uma palhaçada. Não a deveriam era ter atribuído logo. Como dizes, que piada terá para o Canavaro receber o prémio depois de ter sido atribuído e retirado ao Zidane??

 
At 6:03 da tarde, Blogger naked sniper said...

Velhote,

peço desculpa, mas também não percebi

eu sei que os desígnios de blog são muitas vezes obscuros, mas conto contigo para os clarificar : )

 
At 6:51 da tarde, Blogger TheOldMan said...

Nuno e Sniper.

Prima-donna, porque se não fosse o seu jogo de despedida, nunca teria feito aquele teatro nem corrido o risco do cartão vermelho.

Qualquer futebolista já foi insultado mais do que nós os três juntos, e são ensinados a controlar a ira para não se deixarem manipular assim.

Pelo que sei, o outro até lhe pode ter apenas perguntado as horas.

;-)

 
At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

Eu não disse que antigamente só existiam jogadores cavalheiros mas que, da mesma forma que hoje o trash talking é generalizado, antigamente era o cavalheirismo. Como sei disso? É obvio que sou muito novo para ter testemunhado mas confio nos relatos históricos (de outra forma como é que eu podia saber grande coisa??)

Quanto á questão da justiça da cabeçada, pela 'n'ésima vez afirmo que nem eu nem ninguém (nem o próprio Zidane) veio defender a cabeçada como o modo mais correcto de lidar com o jogo sujo do adversário. Muito provavelmente o mais correcto teria sido informar o àrbitro para que constasse no relatório do jogo e eventualmente processar o Materazzi judicialmente. (e julgo que por aí o oldman já teria argumentos para chamar o Zidane de "prima dona")

No entanto, vou salientar uma questão: os grupos (étnicos ou outros) que são tradicionalmente e sistematicamente alvo de insultos (e que eu e tu temos a sorte não pertencer - tirando alguma discriminação contra a tua orientação sexual) só têm (do nosso ponto de vista) uma obrigação: resistir estóicamente! Se por algum momento lhes estala o verniz...lá está...são pessoas violentas. Ou seja se tu fazes parte dum grupo ostracizado é bom que acrescentes a qualidade de seres paciente - porque se és daqueles com o sangue todo na guelra mais vale fazeres como o Michael Jackson ou passares a gostar de gajas porque não vais durar muito tempo.
Ou seja, eu não defendo a atitude do Zidane mas também não o atiro para a fogueira por ter mostrado mais uma vez ser um simples concupiscente.

 
At 7:07 da tarde, Blogger naked sniper said...

Old Man,

temos que discutir o conceito de prima dona

: )

mas, quanto ao resto, concordo contigo a 100%

 
At 7:15 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

continuo a discordar de ti nesse aspecto. sabes que até aos anos 70 era normal as equipas arrumarem com o craque do adversário no início do jogo (com entradas tipo a do holandês sobre o C. Ronaldo)? Aliás, a famosa vitória portuguesa sobre o Brasil no Mundial de 66 começou com o Coluna (se não estou em erro) a dar alta sarrafada ao Pelé logo no início do jogo que ele andou a arrastar-se o resto do tempo. claro que a história normalmente esquece esses aspectos e recorda apenas os pormenores mais românticos. grande parte das regras mais restritivas sobre faltas e cartões surgiram para evitar essas situações (claramente cavalheirescas)

nesse aspecto concordamos

tu sabes tão bem como eu que os grupos mais ostracizados sofrem e têm que fazer das tripas coração para aguentar certas coisas. mas a violência só gera violência. e, no caso de um jogo de futebol, no caso de um profissional de topo com 15 anos de carreira, um ídolo da juventude, sinceramente, eu exijo que ele tenha mais responsabilidade. e tu tb devias exigir.

quanto a ser ostracizado pela minha orientação sexual, tirando o teu assédio, é raro encotnrar pessoas que me azucrinem o juízo por eu ser heterossexual. pensando bem, és só mesmo tu

 
At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oldman,

Não me parece que tenhas avaliado bem a situação.
Se o que o Zidane fez foi "encenado" ou seja "preparado" ao contrário de "reação a sangue quente" não faz sentido nenhum. Para isso faria muito mais sentido ter esperado por uma confusão com bola onde poderia "inadvertidamente" pisar o Materazzi ou coisa do género.
Teatro fez o Materazzi ao atirar-se para o chão e lá permanecer até o Zidane ser expulso.

Por outro lado eu apostaria bastante dinheiro em como o Materazzi não "perguntou apenas as horas". Isto sem qualquel juizo de personalidade - fosse quem fosse o jogador A e o jogador B, eu apostaria em como para aquela reação teve de haver insulto. Mas bom... falando em branquear...alguem que fala italiano está a ficar mm branquinho...

 
At 7:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

heterosexual, pois pois...
(assobia para o lado)

 
At 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

Pela 'n'ésima vez mais uma eu não defendi nunca a atitude do Zidane e sim esperava melhor exemplo.
Mas só espero que se averigue tb o outro lado (em vez de branquear) e que um campeão mundial, ídolo da juventude e de alguns blogs também tenha padrões mais elevados de comportamento.

 
At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

quanto á discussão sobre o "trash talking" fazer desde sempre parte do futebol. Eu não disse que no Mundial de 66 ainda era um jogo exclusivamente de cavalheiros... O que eu digo é que começou como um jogo de cavalheiro sem nada desse 'lixo' e que à medida que os níveis de competitividade vão aumentando e que o jogo se joga mais para os títulos e para o resultado, as coisas vão ficando cada vez mais feias - actualmente até é necessário assinar um documento de 'fair-play' para que se cumpra o simples bom senso.

 
At 8:06 da tarde, Blogger naked sniper said...

nuno,

todos os desportos começaram como desportos de cavalheiros, praticados entre amigos. quando começam a entrar clubes, rivalidaes, competições e profissionalismo é q a coisa começa a fiar mais fino

agora, mesmo actualmente, num jogo entre amigos podemos afirmar que se trata de um jogo de cavalheiros

 
At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sniper,

exacto! finalmente compreendes-me.
Agora é só exigir mais aos jogador (se for necessário com sanções) para não estragar uma coisa que começa bonita mas se pode extraviar...muito.

 
At 8:57 da tarde, Blogger Célia said...

Concordo com tudo o que dizes. Por piores que fossem os insultos, a partir do momento da agressão física, o Zidane perdeu toda a razão que pudesse ter. Se fosse o Cristiano Ronaldo a ter feito o que o Zidane fez, é porque era jovem e reagia a quente. Assim, como é o Zidane, vai a FIFA e atribui-lhe o prémio de melhor jogador, que sinceramente não acredito que lhe vá ser retirado, mas isso sou só eu.

 
At 9:16 da tarde, Blogger naked sniper said...

canochinha,

retirarem-lhe agora o prémio é uma estupidez. ou rectificavam a coisa no momento ou deixavam ficar

 
At 2:27 da tarde, Blogger rita said...

o prémio foi atribuido na altura, porque as votaçoes encerravam e eram contadas no final dos 90m. como a agressao se deu lá para os 110m a FIFA contou os votos e atribuiu assim. quanto a mim, até aquela cabeçada o Zidane merecia plenamente o prémio, mas a verdade é que a violência não é desculpável. e se assim fosse também deveriamos desculpar os israelitas por andarem a bombardear a faxa de gaza ou os palestinianos por andarem a raptar os soldades israelitas... porque no fundo todos têm as suas razões.

eu gosto do senhor zidane e tenho muita pena que ele tenha dado aquela cabeçada, e que tenha acabado a sua carreira na selecção francesa daquela forma. aquilo começou quando o italiano o agarrou pela camisola e o zidane lhe respondeu, muito mas muito inteligentemente e com piada " se quiseres o equipamento vais ter de esperar pelo fim do jogo!", para mim isto tinha acabado por aqui dissesse o que dissesse o italiano, mas o zidane não pensou assim.

quanto ao vencedor do mundial seria completamente estúpido retirar o título, até porque para mim daqueles dois a Itália é um justo vencedor, A França tinha uma óptima equipa, mas ganhou vários jogos à custa de penalties.

 
At 8:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

rita,

quanto à questão do justo vencedor e dos penalties...não sei que jogos andaste a ver mas...a frança ganhou 1 jogo graças a 1 penalty que até existiu (contra Portugal).
A Itália passou os oitavos de final graças a um penalty inexistente marcado contra a Australia no fim do jogo e...repara bem...ganhou a FINAL só graças aos penalties porque nos 110 minutos em que a partida esteve empatada (0-0 e depois 1-1) a França atacou e a Itália defendeu...precisamente à espera da decisão por grandes penalidades.

 
At 12:27 da manhã, Blogger naked sniper said...

o nuno tem razão

 

Enviar um comentário

<< Home