à portuguesa
Hoje, quando vinha na A1 de Lisboa para Coimbra, reparei que antes de chegar à saída para o Carregado havia uns sinais a indicar desvio para veículos com altura superior a 4,5 metros (mais tarde apercebi-me que tal se devia às obras de construção de uma ponte um pouco à frente).
Para facilitar a vida aos condutores de veículos que tenham dúvidas quanto à altura dos seus veículos, havia umas barras com a altura máxima no meio da via, para que essas eventuais dúvidas pudessem ser eliminadas (se bater nas barras é porque a altura do veículo está acima do limite).
No entanto, essas barras estavam localizadas depois da saída que os condutores de veículos com altura superior a 4,5 metros deveriam seguir. Mas porquê? Aí já é tarde demais. Se o veículo for muito alto, a hipótese será fazer marcha atrás na AE, o que é perigoso e proibido.
Custava muito colocar o raio das barras antes da saída, quando poderiam efectivamente ser úteis???
6 Comments:
Para além dessa situação na A1, que é supostamente temporária, existe um exemplo semelhante na A23, só que aí é definitivo!! Na zona da Serra da Gardunha a auto-estrada "atravessa" pelo meio a Serra...e os túneis têm também como é óbvio limite de altura! Ora as barras de medição de altura estão sempre após a última saída da Auto-Estrada...logo coloca-se também o mesmo problema!! Só que nesse caso junto à entrada dos túneis existem umas zonas onde suponho eu os veículos podem estacionar para depois fazerem uma manobra de inversão de marcha, a qual implica obviamente a remoção das barreiras divisórias da auto-estrada!!
É por causa de exemplos destes que eu continuo a dizer, que a culpa da elevada sinistralidade em Portugal não é só exclusivamente dos condutores!!! Muitas das vezes é das estradas que temos e da péssima sinalização!!
sem dúvida, sem dúvida
Se o veiculo for alto demais, bate nas barras antes de ter hipotese de se desviar, destroi a coisa, pondo tudo no chão e ainda para o trânsito durante umas horazitas...
A estacionar deves ter atenção aos espelhos, ou deves estacionar de ouvido? Concerteza que e olhando!
Assim, se as indicações dizem que deves sair na próxima saida, e não ligas, vais tentar apercebe-te da coisa de ouvido?!?!
Gomezzz,
that's the spirit
sniper,
o Gomezzz tem razão...aliás não percebi bem o teu post, era evidente que se pusessem as barras antes do desvio não estavam a dar hipóteses aos que sabem que têm mais de 4,5M.
acho que houve aí uma paragemzita cerebral ou isso é do cansaço?
fónix,
um gajo não pode ter um pequeno lapso que salta-nos logo a malta toda em cima
Enviar um comentário
<< Home