o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

10 novembro 2006

My own personal Jesus

Agora sim
Ted Haggard, destacado pastor evangélico americano, reconheceu o envolvimento com prostituição masculina e anfetaminas. Não têm sido raros os sentidos soluços entre a cristandade. Ora, existe aqui um equívoco de origem teológica que convém apontar. De cada vez que um cristão eminente tropeça sob o subsídio de chocante carreira viciosa oculta o que sai abalado? A fé defendida pelo miserável pecador? De modo algum.
O cristianismo parte de uma premissa fundadora: o homem é pecador. Sem isto a vida de Jesus teria sido um refrescante voucher turístico pela Criação do Papá. Cruzeiro no Mar Morto, termas em Samaria e os bares nocturnos de Jerusalém. Porque a humanidade estava condenada se desfez o Messias da máquina fotográfica e se esvaíu em sangue. Da sua morte e ressurreição não resultaram grandes postais mas deu para arranjar a Salvação universal.
Ted Haggard pastoreava uma igreja de 14 mil membros? Óptimo. Ted Haggard caíu em profunda desgraça? Melhor ainda. Este é o mais eloquente testamento de fé que alguma vez poderá deixar à sua congregação. Porque Ted Haggard é um tratante miserável Jesus morreu por ele. Até à altura ele era um mero funcionário do Templo. Aspirava as alcatifas e recolhia as caixas da colecta enquanto expunha fórmulas teológicas exactas. Agora sim, pode encarnar na sua débil carne o mistério do Evangelho.

por Tiago de Oliveira Cavaco


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 Comments:

At 10:23 da tarde, Blogger cris said...

acho tudo lindamente, excepto a omissão descarada neste artigo de que o sr. Ted era das personagens mais declaradamente homofóbicas que se possa imaginar. Passava sermões inteiros a anunciar os tormentos dos infernos para que fosse homossexual. Só reforçou a teoria de que o preconceito, no fundo, tem raízes mais pessoais que outra coisa qualquer. E por tudo isso, ficaria lindamente ao sr. Ted um pedido de desculpas às pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros a quem tanto ofendeu durante tantos anos...
Um outro exemplo notável de como homofobia pública e a internalizada andam de mãos dadas é o que está a suceder ao 1º ministro polaco:
http://renaseveados.blogspot.com/2006/10/homofobia-to-gay.html

 
At 12:50 da manhã, Blogger naked sniper said...

pois, isso tb era.

 

Enviar um comentário

<< Home