"imposto não pode ser incluído no valor tributável do IVA a aplicar à venda do veículo"
Infelizmente, a única coisa que vai acontecer sniper, é que eles vão ter a feliz ideia de aumentar o imposto para compensar... claro que esta é a minha aposta, mas também, nunca acertei no euromilhões!
Esperemos que com este passo estejam finalmente criadas as condições para uma verdadeira cultura do automóvel em Portugal. (como acontece sem complexos nos EUA.
Corrijam-me se estou errada, mas segundo o que ouvi ontem no telejornal, o governo português não tem de acabar com o IA mas sim com o IA sobre o IVA, ou seja, neste momento paga-se imposto sobre imposto e isso é que tem da acabar. O que acontece é que o IVA e o IA serão aplicados sobre o valor base do automóvel. Penso eu de que...
não confundas realidades completamente diferentes.
Em Portugal investe-se muito em estradas e autoestradas e em mais nada. Era um contra censo apontar as soluções e depois tributá-las como se fossem um luxo. Por muito que me custe admitir, em Portugal só se pode sujeitar aos transportes públicos quem não tem mais nada que fazer (como os reformados ou desempregados) ou quem é não tem outra alternativa (como os jovens ou os muito muito pobres). Qualquer ecologista ou filantropo se quer ir a algum lado anda de carro. Isto é o modelo americano com a diferença que os americanos têm a decência de o admitirem.
dizer que os outros países Europeus têm uma cultura de automóvel só porque não têm IA, ignorando o esforço sério que é feito em muitos deles para dar alternativas ao automóvel é, passe o pleonasmo, ignorância.
o q dizes é verdade fora de Lisboa. Em Lisboa (especialmente com o metro) a coisa até funciona. Em Coimbra não sei porque não ando de transportes públicos há 9 anos
ignorância é dizer que só falta acabar com o IA para haver a tal "cultura do automóvel".
pelo que dissest antes, até já há.
mas tens razão, se queremos que as pessoas utilizem os transportes públicos vamos tornar os carros tão caros q ninguém os possa comprar. nem pensar em criar um sistema de transportes públicos em condições, isso não é relevante
Sim, em Lisboa a coisa funciona muito bem - as pessoas sujeitam-se a 2 ou mais horas diárias de transito nas suas viaturas privadas porque esse é um desporto nacional. Em Coimbra é uma questão de experimentares. 90% da população activa diz que não serve.
1. Se quiseres fazer um esforço para ler com atenção o que eu disse:
«Esperemos que com este passo estejam finalmente criadas as condições para uma verdadeira cultura do automóvel em Portugal (como acontece sem complexos nos EUA.»
O que eu destaco neste e nos comentários seguintes não é a falta de cultura automóvel em Portugal, mas sim a sua negação - começando nos políticos e acabando, por exemplo em ti. Eu queixo-me é desta hipocrisia (da qual o IA é mais uma evidência).
2. ???????? onde é que eu defendi que devíamos «tornar os carros tão caros q ninguém os possa comprar.» ?????? Estás a responder a mim?? ou há mais Nunos na conversa?
4. Para ser o mais claro que consigo: Eu defendo que acabe a hipocrisia do IA e que os Governos Portugueses olhem para o exemplo dos EUA: Reparem como nos EUA é já uma questão de liberdade pessoal o direito à viatura privada bem como a tudo o que isso implica: automóveis baratos, gasolina barata, estradas, muitas estradas e vias rápidas. Repara como o preço dos combustíveis é uma prioridade nacional, de como se pode ter carta aos 16 mas só se pode beber aos 21, etc, etc, etc. Nós partilhamos com os americanos a dependência do automóvel mas ao mesmo tempo os governos de Portugal têm dificultado a sua verdadeira democratização encarecendo a gasolina e as próprias viaturas. Adivinha que é que se lixa com isto? Os mais pobres ou os mais ricos?
1. não é a eliminação do IA que vai alterar a cultura automóvel. as pessoas simplesmente passam a poder comprar carros melhores. a mentalidade mantém-se
2. não disseste isso directamente, mas é a crítica que faço ao q dizes. as pessoas usam automóveis porque os trans. públicos não são alternativa. se tu dizes que ao embaratecer os carros estamos a estimular a "cultura do automóvel", estás indirectamente a dizer que para a não estimular deveríamos aumentar o seu preço. digo eu, que não percebo muito de lógica
3. o nuno não sabe contar
4. o caso português e americano são completamente diferentes. para se dar a liberdade de escolha, defendo mais que se melhore os sistemas de transportes.
1. Convenientemente tu só conheces uma minoria do território e esforças-te bastante (até pk eu sei que tu conheces um pouco dos arredores de Lisboa) por ignorar o resto.
Acontece que numa conversa séria não serve de nada falar de situações marginais para a realidade do problema. E mesmo para o concelho de Lisboa parece-me que o teu conhecimento é bastante superficial pk senão não dirias que funciona bem.
Agora se estavas só a gabar o Metro como objecto de engenharia, e que funciona bem e tem bons travões e acelera bem isso já não sei nem me interessa.
2. Que conversa é que estás a ler? onde é que eu argumentei que o uso do automóvel em Portugal era um desporto nacional????
1. Onde é que eu disse que queria alterar a cultura do automóvel com a eliminação do IA???? tu leste sequer o que eu disse???
2. Pois não percebes mesmo nada de lógica, e baralhas-te a ti próprio pois ao mesmo tempo que dizes deduzir uma coisa que eu não disse através do contrário do que eu disse, argumentas que isso não é forçosamente assim porque há outras formas de conseguir esse contrário. E o mais ridículo é que eu nem sequer disse em argumento nenhum que queria esse contrário (ou seja combater a cultura do automóvel).
4. «o caso português e americano são completamente diferentes» e ainda mais diferentes são o caso português do resto da Europa. Eu não disse que nós somos iguais aos americanos (aliás disse o contrário) disse que temos de olhar para as lições dos EUA porque partilhamos neste assunto mais afinidades com eles do que com o resto da Europa.
Não conhecia essa tua militância pelos transportes públicos mas custa-me ver um jovem como tu que ou não conhece o território nacional ou não pensa bem no que diz.
Proponho-te um exercício: Vai ao Google Earth e observa durante um bom bocado a distribuição do casario pelo território nacional. (pensa que cada casinha é um potencial destino de uma deslocação). Depois vai por exemplo aqui à vizinha Espanha (mas tb podes ver outros países na Europa) e repara como está distribuído esse mesmo casario. Pensa um bocadinho sobre isso e depois conta-me as tuas conclusões.
Dica: os transporte públicos só são eficientes a partir de determinada concentração humana.
Eu não insinuei nada, tentei ser sempre o mais claro possível. Os comentários estão aí registados para o demonstrar.
comecei por perder algum tempo para te explicar a minha posição quando revelaste não a compreender (ou pk não quiseste "perder tempo" para pensar ou pk o assunto não te interessa...)
Se tu não tens tempo para ler o que eu digo com alguma atenção muito menos tenho eu para te continuar a tentar explicar aquilo que foi sempre claro no meu discurso.
se tens alguma honestidade intelectual faz o favor de explicitar (usando copy/paste por exemplo) onde é que eu tentei insinuar algo e o quê - e dá as tuas razões para essa tua dedução. De outra forma isso é apenas uma forma baixa de concluir uma conversa insultando o teu interlocutor e deslocando com isso a atenção sobre o assunto.
24 Comments:
"imposto não pode ser incluído no valor tributável do IVA a aplicar à venda do veículo"
Infelizmente, a única coisa que vai acontecer sniper, é que eles vão ter a feliz ideia de aumentar o imposto para compensar... claro que esta é a minha aposta, mas também, nunca acertei no euromilhões!
Benvindo à sociedade Portuguesa.
não podem aumentar mais o IVA
Esperemos que com este passo estejam finalmente criadas as condições para uma verdadeira cultura do automóvel em Portugal. (como acontece sem complexos nos EUA.
não digas disparates
é a verdade... não tenhas complexos
uma vez que Portugal é o único país europeu com IA, isso quereria dizer q todos os outros países europeus tb já teriam uma cultura do automóvel
Corrijam-me se estou errada, mas segundo o que ouvi ontem no telejornal, o governo português não tem de acabar com o IA mas sim com o IA sobre o IVA, ou seja, neste momento paga-se imposto sobre imposto e isso é que tem da acabar. O que acontece é que o IVA e o IA serão aplicados sobre o valor base do automóvel.
Penso eu de que...
piquena,
é isso mesmo.
não é ir tão longe como se devia, mas já é uma ajuda.
sniper,
não confundas realidades completamente diferentes.
Em Portugal investe-se muito em estradas e autoestradas e em mais nada.
Era um contra censo apontar as soluções e depois tributá-las como se fossem um luxo.
Por muito que me custe admitir, em Portugal só se pode sujeitar aos transportes públicos quem não tem mais nada que fazer (como os reformados ou desempregados) ou quem é não tem outra alternativa (como os jovens ou os muito muito pobres). Qualquer ecologista ou filantropo se quer ir a algum lado anda de carro.
Isto é o modelo americano com a diferença que os americanos têm a decência de o admitirem.
dizer que os outros países Europeus têm uma cultura de automóvel só porque não têm IA, ignorando o esforço sério que é feito em muitos deles para dar alternativas ao automóvel é, passe o pleonasmo, ignorância.
nuno,
o q dizes é verdade fora de Lisboa. Em Lisboa (especialmente com o metro) a coisa até funciona. Em Coimbra não sei porque não ando de transportes públicos há 9 anos
nuno,
ignorância é dizer que só falta acabar com o IA para haver a tal "cultura do automóvel".
pelo que dissest antes, até já há.
mas tens razão, se queremos que as pessoas utilizem os transportes públicos vamos tornar os carros tão caros q ninguém os possa comprar. nem pensar em criar um sistema de transportes públicos em condições, isso não é relevante
Sim, em Lisboa a coisa funciona muito bem - as pessoas sujeitam-se a 2 ou mais horas diárias de transito nas suas viaturas privadas porque esse é um desporto nacional.
Em Coimbra é uma questão de experimentares. 90% da população activa diz que não serve.
1. Se quiseres fazer um esforço para ler com atenção o que eu disse:
«Esperemos que com este passo estejam finalmente criadas as condições para uma verdadeira cultura do automóvel em Portugal (como acontece sem complexos nos EUA.»
O que eu destaco neste e nos comentários seguintes não é a falta de cultura automóvel em Portugal, mas sim a sua negação - começando nos políticos e acabando, por exemplo em ti. Eu queixo-me é desta hipocrisia (da qual o IA é mais uma evidência).
2. ???????? onde é que eu defendi que devíamos «tornar os carros tão caros q ninguém os possa comprar.» ??????
Estás a responder a mim?? ou há mais Nunos na conversa?
4. Para ser o mais claro que consigo: Eu defendo que acabe a hipocrisia do IA e que os Governos Portugueses olhem para o exemplo dos EUA: Reparem como nos EUA é já uma questão de liberdade pessoal o direito à viatura privada bem como a tudo o que isso implica: automóveis baratos, gasolina barata, estradas, muitas estradas e vias rápidas. Repara como o preço dos combustíveis é uma prioridade nacional, de como se pode ter carta aos 16 mas só se pode beber aos 21, etc, etc, etc.
Nós partilhamos com os americanos a dependência do automóvel mas ao mesmo tempo os governos de Portugal têm dificultado a sua verdadeira democratização encarecendo a gasolina e as próprias viaturas.
Adivinha que é que se lixa com isto? Os mais pobres ou os mais ricos?
nuno,
Na zona em que há metro a coisa corre bastante bem. Sobre o resto não falo porque não conheço.
Pensei q o teu argumento era precisamente esse, que era um desporto nacional
nuno,
1. não é a eliminação do IA que vai alterar a cultura automóvel. as pessoas simplesmente passam a poder comprar carros melhores. a mentalidade mantém-se
2. não disseste isso directamente, mas é a crítica que faço ao q dizes. as pessoas usam automóveis porque os trans. públicos não são alternativa. se tu dizes que ao embaratecer os carros estamos a estimular a "cultura do automóvel", estás indirectamente a dizer que para a não estimular deveríamos aumentar o seu preço. digo eu, que não percebo muito de lógica
3. o nuno não sabe contar
4. o caso português e americano são completamente diferentes. para se dar a liberdade de escolha, defendo mais que se melhore os sistemas de transportes.
sniper,
1. Convenientemente tu só conheces uma minoria do território e esforças-te bastante (até pk eu sei que tu conheces um pouco dos arredores de Lisboa) por ignorar o resto.
Acontece que numa conversa séria não serve de nada falar de situações marginais para a realidade do problema.
E mesmo para o concelho de Lisboa parece-me que o teu conhecimento é bastante superficial pk senão não dirias que funciona bem.
Agora se estavas só a gabar o Metro como objecto de engenharia, e que funciona bem e tem bons travões e acelera bem isso já não sei nem me interessa.
2. Que conversa é que estás a ler? onde é que eu argumentei que o uso do automóvel em Portugal era um desporto nacional????
sniper,
1. Onde é que eu disse que queria alterar a cultura do automóvel com a eliminação do IA????
tu leste sequer o que eu disse???
2. Pois não percebes mesmo nada de lógica, e baralhas-te a ti próprio pois ao mesmo tempo que dizes deduzir uma coisa que eu não disse através do contrário do que eu disse, argumentas que isso não é forçosamente assim porque há outras formas de conseguir esse contrário.
E o mais ridículo é que eu nem sequer disse em argumento nenhum que queria esse contrário (ou seja combater a cultura do automóvel).
4. «o caso português e americano são completamente diferentes» e ainda mais diferentes são o caso português do resto da Europa.
Eu não disse que nós somos iguais aos americanos (aliás disse o contrário) disse que temos de olhar para as lições dos EUA porque partilhamos neste assunto mais afinidades com eles do que com o resto da Europa.
Não conhecia essa tua militância pelos transportes públicos mas custa-me ver um jovem como tu que ou não conhece o território nacional ou não pensa bem no que diz.
Proponho-te um exercício: Vai ao Google Earth e observa durante um bom bocado a distribuição do casario pelo território nacional. (pensa que cada casinha é um potencial destino de uma deslocação).
Depois vai por exemplo aqui à vizinha Espanha (mas tb podes ver outros países na Europa) e repara como está distribuído esse mesmo casario.
Pensa um bocadinho sobre isso e depois conta-me as tuas conclusões.
Dica: os transporte públicos só são eficientes a partir de determinada concentração humana.
nuno,
(comentário a)
- sem comentários
(comentário b)
1. relê o teu primeiro comentário.
2. ganha juízo e não te enroles ou, pelo menos, assumes o que insinuas
3. o nuno não sabe contar
4. estamos então condenados a andar sempre de carro
se calhar, devias aproveitar para reactivar o teu blog e explicar o q querias dizer
começas por insinuar coisas e depois passas o resto do tempo a desinsinuar e a contrariar tudo. enfim...
infelizmente, não tenho tempo para isto
sniper,
Eu não insinuei nada,
tentei ser sempre o mais claro possível.
Os comentários estão aí registados para o demonstrar.
comecei por perder algum tempo para te explicar a minha posição quando revelaste não a compreender (ou pk não quiseste "perder tempo" para pensar ou pk o assunto não te interessa...)
Se tu não tens tempo para ler o que eu digo com alguma atenção muito menos tenho eu para te continuar a tentar explicar aquilo que foi sempre claro no meu discurso.
se tens alguma honestidade intelectual faz o favor de explicitar (usando copy/paste por exemplo) onde é que eu tentei insinuar algo e o quê - e dá as tuas razões para essa tua dedução.
De outra forma isso é apenas uma forma baixa de concluir uma conversa insultando o teu interlocutor e deslocando com isso a atenção sobre o assunto.
nuno,
explicitar as tuas incoerências dava material para um blog inteiro. não tenho vida para isso
se não queres assumir o que disseste, tudo bem
pois... parece-me razoável.
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