Futebolidades
Dei uso pela segunda vez à minha gamebox. Valeu bem a pena. O jogo de hoje com o Belenenses foi um daqueles bem difíceis, contra uma equipa bem arrumada e que, para uma equipa com menos garra, tinha empate escrito em todo o lado.
Para começar, uma pequena nota sobre o adversário. O Belenenses de Jorge Jesus é, desde o ano passado, uma equipa muito sólida e bem montada, tacticamente muito forte, com cada jogador a saber muito bem o que deve fazer e, ainda por cima, cheia de jogadores que de coxos têm muito pouco.
O jogo teve 3 partes muito distintas. Durante toda a primeira metade do jogo e até ao penalty, o Sporting, sem jogar mal, mostrou-se algo apático e com algumas dificuldades em se libertar do esquema montado por Jesus. Depois do penalty falhado, a equipa lançou-se cheia de garra para cima do Belenenses até conseguir marcar o golo. Após o golo, novamente se deixaram desconcentrar e falharam 2 ou 3 oportunidades boas de dilatar a vantagem e fizeram um sem número de jogadas sem nexo com desentendimentos entre os jogadores.
Quem me impressionou mais neste jogo foi o Pipi Romagnoli. Não sei se lhe mudaram a alimentação ou se é da contratação do Celsinho, mas este Pipi não tem nada a ver com aquele que eu desconsiderei várias vezes na primeira volta do último campeonato. Cheio de força e criatividade, é vê-lo a vir roubar bolas à defesa e logo arrancar em velocidade, fazer passes a rasgar ou limpar 2 ou 3 defesas em progressão. Só falta recebermos o Marítimo para marcar o 3º golo em Portugal.
O Ronny continua a evoluir e a surpreender. Embora participando naquela toada amorfa da defesa na primeira parte, em que parecia que não lhes apetecia resolver as coisas, deixavam complicar e se iam lixando, o rapaz continua sólido a defender (pronto, deixou passar um ou outro jogador, mas, no geral, esteve bem) e começa a coltar-se no ataque. Para além de passes longos extremamente precisos e de fazer circular bem a bola, mandou 3 passas que por pouco não deram golões. Só quando lhe metem uma barreira à frente é que ele se confunde todo e tenta chutar em jeito (quando não o tem).
O Vukcevic continua a agradar-me também. Muita garra, muita técnica, muito boa utilização do corpo na protecção da bola, muita inteligência na movimentação e na colocação da bola. Se ele tivesse poder de arranque, era um craque de nível mundial. Também gosto muito da atitude dele, da vontade de ajudar, do nunca se esconder, do querer sempre a bola e fazer jogo. Tem tudo para vir a ser um favorito das claques, até porque gosta de crescer para os árbitros e adversários.
Fiquei um pouco chateado foi com os avançados. Não sei se lhes deram o livro da Bobone, mas o Liedson e o Derlei estavam demasiado cerimoniosos no remate. Perderam 3 golos na primeira parte por quererem oferecer o golo quando tinham tudo para chutar à baliza.
Quanto ao penalty, acho que ficou claro que o Moutinho não os pode continuar a marcar. Já contra a Briosa o Pedro Roma quase defendeu. Ou El Pipi, ou o Veloso ou o Ronny que, mesmo que o guarda-redes adivinhe o lado, vai com a bola lá para dentro.
O árbitro aparenta ter estudado por um manual de onde arrancaram a lei da vantagem porque parou 2 ou 3 ataques perigosos do Sporting para marcar faltas do Belenenses quando o jogador do sporting tinha conseguido continuar a jogada. Também me irrita solenemente que se continuem a marcar faltas quando os defesas sentem a respiração próxima dos avançados e se atiram para o chão. É daquelas coisas que havia de aparecer um ou dois árbitros corajosos que não marcassem essas paneleirices e que essas perdas de bola dos defesas dessem 2 ou 3 golos que eles ganhavam juízo. Enfim, é o que temos...
Última palavra para o Paulo Bento. Depois de arriscar com a troca do Veloso pelo Vukcevic, ele mete a artilharia toda e deixa a defesa só com Abel, Polga e Ronny. Os jogadores belenenses nem sabiam para onde se virar com tanto avançado a aparecer de todos os lados. Assim é que é!!! A jogar em casa, tem que pressionar, tem que querer ganhar e mostar isso. Mesmo que não tivesse conseguido marcar, tinha o meu respeito pela atitude.
Noutros campos, há que felicitar o grande golo do Rui Costa (o Berardo deve lamentar o que disse todos os dias desde então) e os 4 golões do Leixões*Guimarães. Assim dá gosto ver bola!!!
2 Comments:
O que me agradou mais neste jogo foi o Costinha a "tripar" (com um microfone da TVI por perto) com o 4º árbitro depois de ter sido (bem) expulso. Para um pito como ele, digamos que tem "pró caralho!" bastante sólido.
Companheiro,
O Costinha é um grande cromo.
Mas tem, efectivamente, um "pró caralho" bem trabalhado
Enviar um comentário
<< Home