o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

16 novembro 2007

Empenho

Dei recentemente o último exame referente ao ano lectivo 2006/2007. Devido à transição para Bolonha, foi decidido criar uma época especial de forma a que os alunos que tivessem até 3 disciplinas para acabar o curso no plano antigo o pudessem fazer, não transitando para o plano de curso "à bolonhesa".

Seria de esperar que os alunos, colocados nessa situação, apostassem forte nesta derradeira oportunidade de concluir o curso. No entanto, nem todos pensam da mesma forma.

Porque estávamos farto de fazer exames novos, decidimos que o exame desta época seria uma colectânea dos exames deste ano. Assim, pegámos no caso de um, tirámos perguntas de outros e ficou construído o exame.

Acreditam que, em 40 alunos, desistiram 7?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8 Comments:

At 11:52 da manhã, Blogger Bird said...

Para alguns pode "compensar" aderir ao plano "à bolonhesa".Alguns preferem fazer meia dúzia de cadeiras do que ir trabalhar para alguém á borla ou perder uns meses a fazer um projecto.
Penso que não se deve generalizar e afirmar que é falta de empenho...

 
At 11:54 da manhã, Blogger vanus said...

Por muitas razões que penses que tenhas para estares (estarem) "farto", desculpa lá mas acho isso mal; uma falta de respeito por aqueles que estudam. Tive um professor uma vez que deu a frequência no exame seguinte. Fiz queixa dele, não fiz o exame, nem deixei ninguém fazer e exigi um novo.
Claro que me deu 12 quando merecia mais, os meus colegas ficaram furiosos comigo... que estava armada em muito inteligente ou coisa do género.

Mas, quando desistimos, tornamo-nos iguais áqueles que normalmente criticamos.

Desculpa lá a discordância, mas essa prática, que é muito comum em alguns amigos meus pelas mesmas razões que apontas aqui, é uma coisa que me tira do sério. Se tu não te empenhas nem que seja por um aluno, qual é o critério que tens para lhes apontar a falta de empenho?

Não é para ficares chateado comigo, nem é para te apontar dedo moral algum, é só porque não concordo mesmo; porque acho que uma vez que se passa esta barreira não há forma de voltar a erguê-la :)

 
At 1:27 da tarde, Blogger naked sniper said...

passaroca,

se querem passar para o sistema "à bolonhesa", não vinham a exame, certo?

que eu saiba, os exames não são obrigatórios

 
At 1:32 da tarde, Blogger naked sniper said...

vanus,

repara que o exame não foi igual, foi uma colectânea de questões dos outros exames

 
At 3:14 da tarde, Blogger Bird said...

sabes lá se eles não curtem a cena...
E sabes lá o que passa na cabeça dos meninos...e se lhes deu uma branca?

 
At 3:34 da tarde, Blogger pat said...

Eu concordo com a vanus... acho que o empenho deve ser o mesmo quer o exame seja feito para um ou para 100 alunos... Isso não impede que hajam algumas perguntas do mesmo tipo, até porque basta modificar um pouco as questões para um aluno achar que nunca fez nada do género... devemos perguntar o essencial dando sempre um bocado de "cor e alma" a cada exame.

 
At 10:18 da manhã, Blogger naked sniper said...

bird,

pois não sei o que lhes passa na cabeça, não

 
At 10:20 da manhã, Blogger naked sniper said...

pat,

a minha questão aqui é o pouco empenho dos alunos que, supostamente, estão a tentar agarrar uma oportunidade, mas que não se empenham minimamente

desta vez, não podem dizer que o exame era muito difícil ou completamente diferente do habitual ou qualquer tipo de disparate que sempre dizem para tentar justificar os maus resultados. quando, na realidade, o que se passa é que, simplesmente, não se prepararam devidamente

 

Enviar um comentário

<< Home