o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

28 janeiro 2008

Futebolidades

Sorte, eficácia, sofrimento. Foram, por essa mesma ordem, as 3 palavras chave no clássico de ontem.



Sorte, porque antes de marcar os 2 golos, o Sportem podia ter encaixado outros 2 e a estória seria completamente diferente. Eficácia, porque o Sportem marcou 2 golos em quase tantos remates que fez à baliza do Porto. Sofrimento, porque, na segunda parte, o Porto bem que nos encostou às cordas.

Como se devem recordar, eu estava muito pouco confiante para este jogo. O Porto tem jogado bem, o Sportem tem jogado mal e, para piorar as coisas, o Sportem tem-me habituado a cair psicologicamente nos momentos difíceis. E isso poderia perfeitamente ter acontecido ontem de novo, se o golo do Lisandro tivesse contado e se o Lucho tivesse acertado na baliza, logo ao início do jogo. Felizmente, o Sportem teve neste jogo a sorte que faltou ao longo da época toda.

Depois dos golos do Sportem, o Porto abanou por todos os lados e andou completamente desorientado todo o resto da primeira parte. Quanto a mim, isso deveu-se a 2 factores: a supresa (choque) por se verem a perder por 2 golos e os equívocos tácticos do Jesualdo Ferreira. Como sempre acontece nos jogos decisivos, o Jesualdo teve medo. Desta vez, a sorte e a superior capacidade da sua equipa não conseguiram colmatar o disparate. O Porto tem jogado a época toda em 433. A priori, as principais fraquezas do Sporting neste jogo seriam as laterais (um jogador fraco - Ronny - e um adaptado e inexperiente - Pereirinha). Parece óbvio que os pontos fortes do Porto (extremos) encaixavam perfeitamente nos pontos fracos do Sportem e estava tudo orientado para o Porto massacrar fortemente a defesa leonina. Mas, que se lembra de fazer o Jesualdo? Ignorar essa vantagem inata e montar a equipa em 442, retirando-lhe as rotinas e não explorando as fraquezas do adversário. Espero que nunca convidem o Jesualdo para o "Sabe mais q um puto de 10 anos". Para além disso, o Quaresma esteve desinspirado e o Bosingwa (dos jogadores que mais tem desequilibrado pelo Porto) foi completamente manietado (adoro esta palavra) pelo Izmailov. Depois do frango do 1º golo, o Helton também abanou como eu nunca tinha visto e só me lembro de ver o Porto a fazer passes disparatados e a perder bolas face à boa pressão exercida pelo Sportem.

Na segunda parte, as coisas mudaram bastante. O Jesualdo meteu o Farias e regressou ao 433 e o Porto massacrou o Sportem até mais não. E teve o Porto realmente muito azar porque falhou mais golos do que normalmente falharia numa mês inteiro de competição.

No Sportem, jogaram muito bem Pereirinha e Izmailov. O miúdo jogou de cara&$o, meteu o Quaresma num bolso (o esquerdo) e fartou-se de levar jogo pá frente (fez o centro para o 2º golo e tudo). O Izmailov, além de meter o Bosingwa num bolso (o esquerdo), marcou o 2º golo e deu o 1º a marcar. O Ronny, apesar das suas limitações, esteve muito bem a proteger o flanco. O Polga mostrou a classe do costume. O Moutinho fartou-se de jogar e de levar pancada. O Vukcevic continua cheio de confiança e a fazer coisas bonitas. O Liedson não marca mas massacra a defesa e manobra a equipa. O Patrício esteve 100% seguro. Não gostei do Romagnoli (passou ao lado do jogo) nem do Miguel Veloso (anda com o complicador ligado e só engonha e perde bolas).

Referência final para a besta do Bruno Alves que não me recordo de ver entrar a nenhuma bola de forma limpa. Não percebo como este gajo continua a acabar os jogos. Ele que vá jogar para o estrangeiro que começa logo a bater recordes de expulsões.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

6 Comments:

At 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Foste ao WC quando o Liedson saltou em cima do Helton e nem falta foi... azar! Terias visto uma cena à kung fu! Vê na repetição na RTP Memória... de resto até concordo contigo hoje!

 
At 10:37 da manhã, Blogger naked sniper said...

por acaso,lá no estádio nem pareceu nada demais

no fundo, o Liedson queria salvar a face do Helton ao dar-lhe uma desculpa para ser substituído

 
At 5:17 da tarde, Blogger syl said...

Ufa! que desabafo... o sr tem pinta de comentador desportivo, mesmo sem mesas digitalizadores e tecnologias de ponta.

 
At 5:51 da tarde, Blogger naked sniper said...

senhor... qual senhor?

 
At 11:46 da tarde, Blogger syl said...

não o q está lá em cima, certamente!

 
At 11:56 da tarde, Blogger naked sniper said...

pois, q esse parece que não liga a bola

 

Enviar um comentário

<< Home