Grande Ecran
Vi na semana passada o As vidas dos outros
Para introduzir o filme, deve dizer-se que se passa na Alemanha do Leste, em 1984. Um oficial da stasi (polícia política) é incumbido de vigiar um famoso escritor e a sua companheira. O filme acompanha essa vigilância.
Ao longo do filme, para além de nos ser retratada a realidade do quotidiano na alemanha comunista, o mais interessante é acompanhar a forma como 2 convictos do sistema se vão paulatinamente desencantando com o mesmo, ao aperceberem-se da subversão do mesmo pela mesquinhez de alguns altos funcionários que o vão manobrando em proveito próprio.
O grande motor do filme é o capitão Gerd Wiesler, oficial da stasi. A acção começa mostrando este senhor a interrogar um suspeito e a dar uma palestra a jovens quadros da stasi sobre técnicas de interrogatório. Começamos por ficar algo assustados com a falta de humanidade do homem, mas também com a certeza que ele tem no que faz e os resultados que alcança. Ao longo do filme, impressiona a sua postura serena e digna. Não somos capazes de respeitar o que ele faz, mas temos que respeitar o seu profissionalismo, dedicação e competência. Mas o mais interessante, é ver a transformação dessa máquina fria e infalível num ser sensível, preocupado. Em vez de ser apenas uma peça na engrenagem, que se demite dos resultados da sua acção, torna-se um activista convicto, que age em função do que considera correcto.
E mais não posso contar, senão perdem o interesse pelo filme. O que não pode acontecer, porque este filme vale imensamente a pena.
6 Comments:
É verdade. Chamo a atenção para a forma como neste filme se joga com a luz (mais quente, mais fria) consoante o "lado" em que estamos em dado momento. Sublime.
eduardo,
sem dúvida. mas o que mais me impressionou foi o HGW XX/7. tanto a interpretação como o papel em si
De facto, para quem trabalha vês muitos filmes... como fazes? Preciso de umas dicas! Gestão de tempo dirás... ou apenas tempo livre!
companheiro,
uma dica simples:
utiliza o tempo que gastas a ver blogs para ver filmes
eu só vejo blogs quando trabalho... não dá para cinema!
pescada,
ou o teu trabalho é ver blogs ou formulaste mal a frase.
na segunda hipótese, deverias dizer "eu só vejo blogs quando devia estar a trabalhar"
:p
Enviar um comentário
<< Home