o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

24 janeiro 2008

Grande Ecran

Vi na semana passada o As vidas dos outros



Para introduzir o filme, deve dizer-se que se passa na Alemanha do Leste, em 1984. Um oficial da stasi (polícia política) é incumbido de vigiar um famoso escritor e a sua companheira. O filme acompanha essa vigilância.

Ao longo do filme, para além de nos ser retratada a realidade do quotidiano na alemanha comunista, o mais interessante é acompanhar a forma como 2 convictos do sistema se vão paulatinamente desencantando com o mesmo, ao aperceberem-se da subversão do mesmo pela mesquinhez de alguns altos funcionários que o vão manobrando em proveito próprio.

O grande motor do filme é o capitão Gerd Wiesler, oficial da stasi. A acção começa mostrando este senhor a interrogar um suspeito e a dar uma palestra a jovens quadros da stasi sobre técnicas de interrogatório. Começamos por ficar algo assustados com a falta de humanidade do homem, mas também com a certeza que ele tem no que faz e os resultados que alcança. Ao longo do filme, impressiona a sua postura serena e digna. Não somos capazes de respeitar o que ele faz, mas temos que respeitar o seu profissionalismo, dedicação e competência. Mas o mais interessante, é ver a transformação dessa máquina fria e infalível num ser sensível, preocupado. Em vez de ser apenas uma peça na engrenagem, que se demite dos resultados da sua acção, torna-se um activista convicto, que age em função do que considera correcto.

E mais não posso contar, senão perdem o interesse pelo filme. O que não pode acontecer, porque este filme vale imensamente a pena.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

6 Comments:

At 1:02 da tarde, Blogger eduardo b. said...

É verdade. Chamo a atenção para a forma como neste filme se joga com a luz (mais quente, mais fria) consoante o "lado" em que estamos em dado momento. Sublime.

 
At 4:03 da tarde, Blogger naked sniper said...

eduardo,

sem dúvida. mas o que mais me impressionou foi o HGW XX/7. tanto a interpretação como o papel em si

 
At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto, para quem trabalha vês muitos filmes... como fazes? Preciso de umas dicas! Gestão de tempo dirás... ou apenas tempo livre!

 
At 11:44 da manhã, Blogger naked sniper said...

companheiro,

uma dica simples:

utiliza o tempo que gastas a ver blogs para ver filmes

 
At 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu só vejo blogs quando trabalho... não dá para cinema!

 
At 6:54 da tarde, Blogger naked sniper said...

pescada,

ou o teu trabalho é ver blogs ou formulaste mal a frase.

na segunda hipótese, deverias dizer "eu só vejo blogs quando devia estar a trabalhar"

:p

 

Enviar um comentário

<< Home