o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

02 janeiro 2008

Mercado

Cavaco Silva, como tantos antes dele, veio criticar os salários exorbitantes dos altos quadros de grandes empresas.

Sem dúvida que estes são "injustificados e desproporcionados" face aos salários médios dos seus trabalhadores e,ainda mais importante, essa desproporção tem aumentado de forma assustadora nas 2 últimas décadas.

Essa é a lei do mercado. Tal como acontece com os desportistas profissionais (futebolistas na Europa, basketbolistas e outros nos EUA), enquanto houver um maluco que pague mais, as coisas entram numa espiral louca e todos os padrões e referências desaparecem. Mas, para mim, o problema nem é esse.

Para mim, o problema é que o sistema actual premeia os maus gestores. Não me choca que um gestor que tem sucesso e dá a ganhar muito dinheiro à sua empresa, receba a sua parte desse sucesso. O que me choca é que os gestores tenham um vencimento base exorbitante, que recebem quer a empresa que conduzem tenha sucesso ou vá para o charco, arrastando milhares de pessoas para o desemprego, enquanto que o responsável por essa gestão ruinosa recebe rios de dinheiro. E, tal como acontece com os treinadores de futebol, quando querem despedir os anormais responsáveis por essas gestões deploráveis, ainda têm que lhes pagar indemnizações sumptuosas porque os contratos estão de tal forma artilhados que ninguém lhes pode tocar. E se o contrato não for feito assim à partida, o gestor não assina.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

18 Comments:

At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só inveja de gestor... lá chegarás se a um bom encosto te atracares:) Força nisso para 2008!

 
At 5:34 da tarde, Blogger naked sniper said...

um pouco de inveja, sem dúvida

mas, se me chateia um gajo q ganha 10 sem merecer, já nã tenho nada contra um que ganhe 1000 merecidos

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que tens de fazer para ganhar 1000 merecidos? Vender 2000?
Chateiam-me gajos com Volvos absurdose de cor provocante! Bom, mas tolerante como tenho sido, aceitarei! E até poderei beber um copo com gajos assim!

 
At 11:12 da manhã, Blogger naked sniper said...

o conceito de merecido é muito complexo.

por exemplo, se fores o CEO, o mérito será avaliado pela performance global da empresa, já que é essa a tua responsabilidade. se fores um gestor operacional, deverás ser avaliado pela eficácia e eficiência no desempenho das tuas tarefas

 
At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro, gosto de ser avaliado! Mas algumas vezes tenho dúvidas sobre quem me avalia, bem como sobre as metas que se colocam para atingir. É esse processo que mais questiono, pela forma "ligeira" como se faz. Também não desejo o que se está a instalar na função pública, com pessoas a "gastarem" mais de um mês por ano só para definir objectivos, elaborar relatórios, participar em reuniões salmonecas, etc.
É o absurdo dos absurdos!
E a vertente humana da gestão vai ficando para trás! que é a mais importante!
Boa gestão da tua vida...

 
At 7:52 da tarde, Blogger naked sniper said...

nisso concordo contigo

para se mostrar trabalho, acaba-se por perder muito tempo em papeladas que não criam valor acrescentado nenhum

então e esse copo?

 
At 8:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Devo sair sábado, depois de uma janta... mas vou com muitas mulheres! Terás medo?

 
At 8:59 da tarde, Blogger naked sniper said...

ui, mulheres...

detesto essa espécie

 
At 11:57 da tarde, Blogger Pinky said...

Quanto ao título e sub-título, caro Naked, não podia concordar mais, apesar de.
:)

 
At 11:58 da tarde, Blogger Pinky said...

Adenda: estava a referir-me ao blog.

 
At 12:17 da manhã, Blogger naked sniper said...

pinky,

a malta percebeu

 
At 12:17 da manhã, Blogger naked sniper said...

adenda: estava a referir-me à tua adenda

 
At 9:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ok, então não te convidarei e adia-se uma semana...

 
At 12:14 da tarde, Blogger naked sniper said...

:D

terás tu medo?

 
At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então diz-me se queres ou não aparecer...

 
At 6:20 da tarde, Blogger naked sniper said...

digo-te depois do jogo do sportem

 
At 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não apareceste... porque terá sido? Perdeste uma bela noite! Mas imagino que estavas bem... deprimido! Bom ano de 2008!

 
At 10:02 da tarde, Blogger naked sniper said...

bom 2008 tb para ti

 

Enviar um comentário

<< Home