o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

26 janeiro 2008

O gigante de pés de barro

Um aluno meu fez um trabalho de fim de curso sobre resposabilidade social.

Uma das definições, diz que responsabilidade social é "a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na suas interacção com as outras partes interessadas" (UE - Livro Verde para a Responsabilidade Social). Ou seja, uma empresa socialmente responsável é aquela que, para além de se preocupar em ser rentável e remunerar os capitais nela investidos pelos seus accionistas ou sócios (responsabilidade económica), e para além de cumprir a lei (responsabilidade legal), vai mais além e ainda se preocupa com todas as outraws partes interessadas na sua actividade (stakeholders), desde trabalhadores, a clientes, fornecedores, comunidade, etc.

Para ilustrar esta prática, o aluno estudou 2 casos portugueses: o BES e o Millenium BCP, os 2 únicos bancos portugueses que aderiram ao chamado "princípio do Equador", que pressupõe que os investimentos de montante superior a 50 milhões de dólares deverão ser objecto, para além da análise da viabilidade económico-financeira, a uma análise dos seus impactos ambientais e sociais. Para além disso, o BCP aderiu a uma série de iniciativas de sustentabilidade, é o banco pioneiro do micro-crédito em Portugal, tem (tinha) a marca mais valiosa do país, era considerado a melhor empresa para se trabalhar em Portugal, etc.

Ou seja, na teoria, o BCP era um banco espectacular e responsável, para além de extremamente rentável. Depois descobriu-se tudo aquilo que nós sabemos e percebeu-se que isto se tratava tudo de uma hipocrisia. O banco tinha criado e desenvolvido uma série de mecanismos e iniciativas de ponta em termos de resposabilidade social, mas falhava nos domínios mais básicos de respeito pela lei e pelos seus accionistas.

Todo este poste porque vi esta notícia. Mais uma vez, e como já referi num outro poste, são os gestores incompetentes, que causam dano à empresa, que acabam por receber uma espécie de "prémio" quando são mandados embora. Em vez de serem despedidos por justa causa e lhes colocarem um processo em cima por gestão danosa, dão-lhes reformas milionárias. Há qualquer coisa de decadente nisto tudo.

Quanto ao meu aluno, se tivesse feito o trabalho há 1 ano atrás, teria tido um trabalho interessante e incontroverso. Assim, acaba por ser um trabalho que permite talvez perceber um pouco porque o BCP não se afundou completamente na sua própria porcaria. Apesar dos golpes palacianos que eram desenvolvidos na sombra, o banco fazia muita coisa bem feita e os clientes, trabalhadores e parceiros não esquecem isso. Mas todos se sentem desconfortáveis com a situação.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 Comments:

At 5:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assim não chegas ao conselho de administração do BCP...

 
At 6:34 da tarde, Blogger naked sniper said...

sabes que, profissionalmente, eu não uso o nome de naked sniper...

 

Enviar um comentário

<< Home