o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

22 fevereiro 2008

12 palavras

A minha boa amiga Cris desafiou-me a revelar as 12 palavras que mais aprecio. Eu, como aproveito todas as oportunidades que posso para falar de mim, não podia deixar passar esta. Assim, as minhas palavras favoritas, por ordem crescente de aleatoriedade, são:

- facofe, porque talvez seja a maior realização de todos os tempos do Eduardo. Consegue concentrar num único vocâbulo inteligível na língua portuguesa (e simultaneamente num perfeito inglês fonético) toda a rudeza do guetto norte-americano. Consegue ser condescendente e contundente sem ser labrego;

- destroce, porque é a mais importante indicação de condução que existe;

- whatever, sem versão portuguesa. Não é necessariamente um sinal de desprezo. Pode ser apenas a indicação de que há mais a perder do que a ganhar com picuinhices;

- parafernália, porque pode ser utilizada numa parafernália de situações, para ilustrar uma parafernália de ideias, e soa bem comó raio;

- adstringente, porque agora já me sei armar em culto e refinado nas provas de vinhos, dizendo, por exemplo: "este chardonnay de 1994 tem um aroma levemente frutado, mas é adstringente comó caralho". E já não me sinto deslocado naqueles meios;

- sportem (ou zbording), porque é o nome do clube mais super-hiper-mega-ri-fixe do Mundo, em que todos os sócios e simpatizantes são pessoas bem, educadas, refinadas e adultas, e quem discorda é cocó;

- caramelo, porque sim;

- jove (sem éme no final), porque é assim que eu trato os meus alunos e toda a gente que me parece mais nova do que eu. Vá lá, trato assim toda a gente de quem não me recordo do nome;

- frigorífico, porque é lindo, brilha, gasta pouco e tem muita saída cas miúdas;

- abichanado, porque é talvez a palavra mais gira com que se pode s
manter a dúvida quanto à nossa homofobia. Rabeta, maricas, paneleiro, são tudo expressões muito agressivas e com carga negativa. Abichanado é quase fofinho;

- bandidos (pá, era apanhá-los), porque capta a essência do ser português. Exaltar-se, protestar, exigir firmemente acção mas, depois, seguir como se não fosse nada;

- juízo, porque é o que mais me falta.

Agora, é suposto passar a brincadeira a mais 12 pessoas. Assim seja:

- Cajó

- Dreamer bird

- Ego dependente

- Godinho

- Gomezzz

- Jacaré

- Nuno

- Pinky

- Snowgaija

- Terapia

- The Old Man

- Vanus


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

18 Comments:

At 10:41 da manhã, Blogger egolândia said...

Tché, Sniper!!! há tanto tempo que não vinha cá!!! nem tinha visto este maravilhoso desafio que, tão gentilmente me propuseste. É uma pena que tenha passado tanto tempo...presumo que já não vá a tempo.... ho well...outras oportunidades surgirão.
Obrigada na mesma, fiquei comovida com tanta dedicação.

Abril de 2010

 
At 10:53 da manhã, Blogger Em Bicos de Pés said...

Bem escolhidas, sim senhor.

 
At 11:14 da manhã, Blogger naked sniper said...

ego,

quando parares de brincar de ca máquina do tempo, tenta responder ao desafio, tá?

 
At 11:16 da manhã, Blogger naked sniper said...

biquinhos,

obrigados

 
At 4:56 da tarde, Blogger vanus said...

já vi este desafio com 13 palavras e a passar a 7 e a 5 :p

parece-me que talvez desta vez possa aceitar, não sei..., se me passares com muito jeitinho ;)

 
At 5:20 da tarde, Blogger naked sniper said...

vanus,

com jeitinho, carinho e mais 10 palavras acabadas em inho

 
At 5:40 da tarde, Blogger  said...

yellow!
Vi logo que estavas com vontade que te passassem o desafio quando passaste pelo meu tasco, mas varreu-se-me completamente de passar esta cena a quem quer que fosse!

As tuas 12 são fixes, especialmente parafernália com a entoação certa ;))

bom fds,
;)

 
At 7:28 da tarde, Blogger naked sniper said...

bé,

realmente, acho q foi no teu blog q vi isto pela primeira vez.

rezei todos os dias para que alguém mo passasse, até que a Cris lá fez o frete

parafernália é lindo

 
At 10:17 da manhã, Blogger TheOldMan said...

Bem, Sniper... Lá terei que ir ao baú das tretas buscar mais uns termos menos usado.

Mas assim já tenho post para segunda feira; e por isso tens a minha gratidão.

Bom fim de semana

;-)

 
At 12:10 da tarde, Blogger snowgaze said...

Abichanado é fixe. E as outras também. Faço isto logo que consiga (ou seja, não sei quando, mas quero fazer).
Bom fds

 
At 3:16 da tarde, Blogger naked sniper said...

old man,

a gente tá cá pra ajudar

 
At 3:16 da tarde, Blogger naked sniper said...

snowgaija,

tu tens justificação para todo e qualquer atraso

 
At 8:37 da tarde, Blogger Maria Cardeal said...

Adstringente é mais na área dos cosméticos, não estás a confundir o que diz nos rótulos de vinho com creminhos anti-rugas?

 
At 10:18 da tarde, Blogger naked sniper said...

maria cardeal,

podes perceber muito de cosméticos, mas duvido que tenhas "provado" mais vinho do que eu

repara que a enologia vai "roubar" termos a muitas áreas, desde o "bouquet" à "lágrima"

 
At 12:23 da manhã, Blogger Maria Cardeal said...

Confesso, até já trabalhei 4 anos em cosmética... incontornável a questão do saber, um pouquinho.
Quanto à quantidade de vinho bebida, meu caro, só se tiveres o dobro da minha idade e assim, talvez se justifique anos de avanço no consumo.
sim há termos vindos de todo o lado "cheiro a cavalo", "a chocolate", vinho "com corpo" ou "sem corpo".
E quantidade não significa qualidade, pois não?

 
At 1:42 da manhã, Blogger Pinky said...

Snipinho, obrigados!
Vou ficar a pensar na cena e amanhã ou assim lá vem post ;)!

 
At 8:54 da manhã, Blogger naked sniper said...

maria,

pronto, pronto, ficamos empatados no vinho

e, sem dúvida, entre qualidade e quantidade, eu vou pela qualidade

 
At 8:54 da manhã, Blogger naked sniper said...

pinky,

sem pressas nem stresses

 

Enviar um comentário

<< Home