o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

22 abril 2008

A morte e o camandro

Por influência desta menina, fui ver o Bucket List, com o Jack Nicholson (que, curiosamente, até faz 71 anos hoje) e o Morgan Freeman (que, estranhamente, não faz anos hoje).

É um bom filme. Não é um filme épico ou grandioso, mas é um bom filme, honesto e que dá que pensar. Nomeadamente na morte.

Também, ontem fui ao funeral da mãe de um colega de trabalho. Nada de anormal, a senhora era idosa. E, como todos sabemos, as pessoas idosas, vai e volta, morrem.

Mas, tudo isto pôs-me a pensar um pouco na morte. E, mais do que na morte, naquilo que uma pessoa pensa quando se vê à beira da morte, ou seja, se viveu bem a sua vida. Não é novidade para ninguém a frase:

"Todos os homens morrem, mas nem todos viveram."

(acho q também se aplica às mulheres, mas agora não me apetece investigar)

E, com esta ideia em mente, validei algumas das minhas opções de vida:

Adoro o que faço e estou feliz por não ter aceite algumas propostas que já me fizeram. É certo que poderia ganhar mais dinheiro e ter menos chatices. Mas, que raio, o que iria eu fazer com mais dinheiro? Estoirar em cerveja? Já bebo o suficiente. E o que seria da minha vida sem as chatices que tenho e que não me canso de procurar? Quer dizer, nem é que eu procure chatices, simplesmente não as evito. E ter inimigos é bom, pa enrijar um gajo, para um gajo não relaxar.

Também cada vez ligo menos ao que as pessoas que não interessam pensam de mim, ou a esclarecer mal-entendidos forçados por quem não tem mais o que fazer. Com o que tenho poupado em anti-rugas aumentei em 17% o meu consumo de cerveja (e se 17% vos parece pouco, é porque não têm ideia de quanta cerveja eu já bebia). Boatos sobre mim? Adoro ouvir e até acho piada ajudar a divulgar (especialmente aqueles completamente irrealistas sobre as minhas supostas performances sexuais).

Continuo a fazer o que posso para estar com os meus amigos. Tento almoçar com um amigo (ou mais) todos os dias. Já que tenho q comer fora de casa, que o faça em boa companhia. E consigo ir mantendo o contacto com toda a gente. Nada daquela vida estúpida de passar o dia inteiro stressado com trabalho e sem tempo para mais nada. A hora de almoço é hora de relaxar e pôr a conversa em dia com alguém.

Não descurar a forma física. Não é uma questão estética, nem tanto de saúde. Gosto de jogar basket e jogo sempre que posso. Quando não posso, há sempre tempinho para correr (às vezes aproveitando também para estar com amigos). E quem não gosta de transpirar é cocó.

Conhecer. O mundo e a imaginação dos outros (filmes e livros, bem entendido). Como não posso ficar um ano sem trabalhar para dar a volta ao mundo de mochila às costas, vou conhecendo aos poucos, aproveitando todas as hipóteses de comparticipação que o Sr. Erasmus me dá e o sofá amigo dos conhecidos espalhados pela diáspora (essa bela localidade).

Continuando assim, espero, quando chegar ao leito da morte, não ter arrependimentos nem frustrações, e poder dizer que vivi uma boa vida. Se fosse hoje, seria o que diria.

E era isto que tinha para partilhar. Obrigado por terem vindo.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

19 Comments:

At 3:53 da tarde, Blogger Em Bicos de Pés said...

E já só falta um dia!

(quem não gosta de transpirar é cocó?)

 
At 3:59 da tarde, Blogger naked sniper said...

horas, faltam horas...

exacto. transpirar é saudável e fixe. cool, tás a ver?

 
At 4:30 da tarde, Blogger Em Bicos de Pés said...

Não vou perguntar. Não vou!

 
At 4:37 da tarde, Blogger Bird said...

Bela ideologia de vida!
Subscrevo!

 
At 4:46 da tarde, Blogger naked sniper said...

perguntar o quê?

 
At 4:47 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

depois mando as papeladas para casa

 
At 4:51 da tarde, Blogger Bird said...

Ok!Já sabes que podes contar sempre comigo.
:)

 
At 4:58 da tarde, Blogger naked sniper said...

sempre

 
At 5:42 da tarde, Blogger Sonja said...

Invejo-te.
Se bem que eu invejo muita gente, o que faz com que a minha inveja não tenha qualquer impacto e, por outro lado, a maior parte das vezes quero lá saber!

Mas sim... tudo o que disseste. (Manda papéis lá para casa também).
Muitas vezes cito o título de um livro de Gabriel Garcia Marquez: "Confesso que vivi". Uso até como resposta a algumas perguntas ou afirmações, não só tem um ar poético como desconcentra muita gente - ou seja, o saldo é sempre positivo.

Sonja

 
At 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tu sabes viver! :)

 
At 6:54 da tarde, Blogger egolândia said...

A piada é essa, não é? olhar para tràs e ver que se viveu o melhor que se pode. (adorei o texto. Li bué de vezes e é um dos melhores)

(beijinho)

(falta 1 dia, certo?)

 
At 7:46 da tarde, Blogger naked sniper said...

sonja,

essa inveja não faz sentido.

se invejasses a minha beleza, ainda aceitava. agora, invejar opções de vida não faz muito sentido. Porque são exactamente opções, que tu podes fazer também

 
At 7:48 da tarde, Blogger naked sniper said...

alma,

faz-se o q se pode

 
At 7:50 da tarde, Blogger naked sniper said...

ego,

é essa a ideia.

já percebi há algum tempo que tudo o que nós temos é o tempo que nos é dado. temos q o aproveitar da melhor forma

mas também não podemos dramatizar quando alguma coisa corre mal

enfim, é tudo bom (tou muito zen, hoje)

faltam precisamente 25 horas para arrancar

 
At 10:47 da tarde, Blogger naked sniper said...

catarino,

desculpa lá, mas tive q apagar a tua espécie de spam

volta sempre

 
At 12:35 da manhã, Blogger trintona said...

hoje a tua inspiração serviu-me de sermão. 'tava a precisar de algo que me abanasse! Li e voltei a ler e fiquei com saudades dos nossos demorados almoços na baixa. será que arranjas espaço para mim na tua agenda?

 
At 12:54 da manhã, Blogger naked sniper said...

amor,

ou vens a Coimbra ou me dizes um dia para eu dar aí um salto acima.

para ti, arranjo espaço de alguma maneira

 
At 4:06 da tarde, Blogger Sonja said...

Naked Sniper: embora o meu comentário sobre a inveja tenha sido à laia de brincadeira, vou ter que discordar de ti:
há alturas na vida em que não há opções. Se não sabes isso, que nunca saibas.

Em relação a invejar-te pela beleza: nunca poderia fazê-lo porque, para além do óbvio, eu sou linda! ;)

Sonja

 
At 11:39 da tarde, Blogger naked sniper said...

sonja,

ainda bem q és linda, que eu não ia gostar de ter gente feia aqui a comentar :)

 

Enviar um comentário

<< Home