o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

30 abril 2008

Postales de Barcelona

Dia 2, quinta-feira

O dia começou tardito. Como ia avisado dos carteiristas e precisava de algo onde guardar o mapa, a máquina fotográfica, o caderno de notas e que pudesse servir para guardar os piquenos recuerdos e postais q sempre gosto de ir comprando, entrei na primeira loja de malas e acessórios que encontrei na Gran de Gracia com um cartaz "Liquidació Total" e comprei uma abichanada pochete "Adolfo Dominguez" para usar a tiracolo. Por favor, ninguém conte este pormenor ao meu amigo Daniel, porque eu ando há 2 anos a fazer piadas sobre a sua sexualidade por ele usar uma coisa destas.

Desci toda a Gracia e o Passeig de Gracia até dar com a Praça da Catalunya. Passei pelas casas do Gaudi (Milá e Batló), mas não entrei derivado às filas descomunais e aos preços pouco amistosos.

Depois de comer umas tapas num tasco lá ao pé, avancei revigorado para as Ramblas, apreciando a diversidade de artistas de rua que animavam o sítio.



A senhora da foto deu-me um golfinho para pendurar no fio. Há, claro, o pormenor de eu não usar fio nenhum, mas o que conta é a intenção.



O passo seguinte foi a Praça do Colombo (ou Cólon, como eles dizem), seguido da zona marginal.



Outro sítio fantástico, dos muitos espaços públicos que Barcelona tem e que dão uma qualidade de vida impressionante, é o centro comercial Mare Magnum. Nem imagino que lojas lá haja dentro, porque não entrei, mas o simples passear pelo molhe, apreciar as meninas a apanhar sol em soutien, desfrutar do sol e do ar puro do mar não tem preço. Um prémio para quem encontrar o meu reflexo no espelho.



Fomos almoçar a um tasco típico chamado de "Champanheria". É um sítio onde se bebe o champanhe tradicional catalão (o "cava") e se comem sandes de queijos e enchidos tradicionais.



Ao contrário do que é habitual nestes sítios típicos com algum nome, não fomos roubados. € 11,20 por uma garrafa de cava e 4 sandes (2 para mim, uma de pernil e outra de xoriço e outras 2 para o Nuno). Para terem uma noção da fama do sítio, o Nuno está em Barcelona desde Outubro e foi a primeira vez que conseguiu lugar ao balcão para comer. Sim, o nome naked sniper impõe algum respeito aos catalães.

Durante a tarde, passeou-se por uma praça onde, para muita tristeza nossa, não se pode jogar a pilota.



O ponto alto da tarde foi a visita à pouco conhecida, mas muito interessante catedral da Sagrada Família (não sei se já terão ouvido falar). É uma catedral projectada por um arquitecto catalão desconhecido (Gaudi qualquer coisa) e que anda há cerca de 100 anos para construir (devem ter contratado empreiteiros portugueses). As expectativas mais optimistas apontam a conclusão para cerca de 2040. Mas há o pormenor engraçado de terem deixado construir uns prédios na zona onde está prevista a fachada principal e a praça frontal. Vamos ver no que dará. Ainda assim, há alguns pormenores interessantes a salientar, como os belos efeitos produzidos pelos vitraise a cor e beleza de alguns pormenores das fachadas e cumieiras.







Só não achei piada à ideia das frutas nas cumieiras da nave central. Enfim... Também, as diferenças gritantes entre a fachada construída ainda com Gaudi vivo e a outra não indicam nada de bom sobre a coisa.

E para dia 2 já chega. O dia 3 promete animação nocturna com uma festa de aniversário e uma ronda pelas discotecas. Fica para amanhã...


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

12 Comments:

At 3:26 da manhã, Blogger inesinho said...

Estás no 6º quadrado, a contar, quer da direita, quer da esquerda, na 1ª fila de cima. Recebo caramelos ou recebo aqueles animazinhos que vendem nas ramblas? Um porquinho da índia, sempre foi o meu sonho.... Os gatos iam gostar dele. Se trouxeste uns camper, também pode ser.

 
At 9:02 da manhã, Blogger naked sniper said...

:)

caramelo será

 
At 2:14 da tarde, Blogger Bird said...

Atão deixa cá ver...
és aquele que está no meio do a e do r com umas pernas meio arqueadas, não?
E o prémio já cá canta!!!
Muito difícil este desafio...
:)

 
At 2:44 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

tarde demais.

 
At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Barcelona é, sem dúvida, uma cidade linda! eu adorei tudo!!! e sim, também adorei a meia hora de espera e o balurdio q paguei para subir ao cimo dessa catedral pouco conhecida...

Oh pá! deprimi!!!! fiquei cheia de saudades...e agora?! vou ter de lá voltar! tás a ver o q arranjas!

 
At 4:24 da tarde, Blogger naked sniper said...

alma,

eu não esperei nada porque foi num dia da semana :p

Lá voltas tu ao alcool...

 
At 2:09 da tarde, Blogger Sonja said...

Achei o passatempo injusto... fartei-me de procurar alguém deitado de camuflado com um olho fechado à laia de tiro furtivo.

Então quer dizer que não foste aquele restaurante vegetariano que te indiquei na Pintor Fortuny?

Vamos lá ler o dia 3...

Sonja

 
At 2:45 da tarde, Blogger naked sniper said...

Sonja,

eu preciso de chicha

 
At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que fotos seca... de certeza que não são digitalizações de postais? Bom, os postais costumam ser mais bem feitos...
Vi-te em cima da árvore!

Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 7:36 da tarde, Blogger naked sniper said...

Dinha,

tanta reclamação e não passas sem visitar aqui o tasco...

olha, parabéns!

 
At 11:56 da tarde, Blogger trintona said...

olhando para as tuas fotos ... penso por que raio é q toda a gente tira o mesmo tipo de fotos qd vai a barcelona?!?! são tão parecidas com as minhas.

agora ... não entrar na casa batló e na pedreda ... é um pecado mortal!!!! o que pagas vale bem a pena.

e já agora qd lá voltares tens que subir ao montjuic e "saborear" a paisagem

 
At 6:06 da tarde, Blogger naked sniper said...

30ona,

isso é no dia 4 ou 5

 

Enviar um comentário

<< Home