o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

17 maio 2008

Notas de viage

Dia 4, Quarta-feira

O dia começou relativamente cedo. Tinha a manhã livre para fazer algum turismo e almoço já marcado com o pessoal da universidade.

O ponto principal da agenda da manhã era visitar o castelo (Spilberk) e as respectivas masmorras. Atalhei caminho pela Igraja Vermelha:



E cheguei ao jardim/parque que circunda o castelo



O castelo é bastante interessante. Comecei a visita pelo tour pelas masmorras, onde estiveram "alojados" criminosos comuns, presos políticos, etc, etc. Em alguns locais, têm representações das condições em que os presos viviam e reproduções dos instrumentos e técnicas de tortura utilizadas.



Visitei depois o museu, que contava a história do castelo e a evolução do mesmo como prisão ao longo dos séculos e sob o domínio de vários soberanos. Subi também à torre, que tinha uma vista fabulosa sobre a cidade:



Depois do castelo, segui para o centro, para visitar a catedral de S. Pedro e S. Paulo (chamada de Petrov). No caminho passei por imensa juventude vestida como se fosse carnaval. Contaram-me que é tradição os alunos do secundário se mascararem no final do ano lectivo em comemoração do fim dos estudos. Tirei fotos a dois grupos de simpáticas raparigas vestidas com trajes tradicionais:





Na Petrov, para além da decoração que me desiludiu um pouco, o mais relevante foi a subida à torre da igreja. A vista era semelhante à do castelo, mas a subida muito diferente. Eram umas escadas muito abertas, com alto vão amplo no meio. Eu que nem costumo ter vertigens, cheguei ao topo a segurar-me com muita força ao corrimão.



Uma colega foi-me buscar ao hotel para ter a certeza q eu não me perdia, e fomos para a universidade almoçar. Almocei um típico esparguete.

Conheci a escola e restantes “facilidades”. Gostei bastante das condições.



À noite, houve jantar com comida tradicional checa com outra colega que tinha vindo visitar a minha escola no ano passado. A comida era interessante, mas o molho era algo doce (era suposto ser bitter-sweet, mas não, era só doce). Acabei o jantar a raspar o molho da comida para tentar não enjoar demais. Os dumplings são aquela cena que podem ver na foto que parece pão fatiado. O bife está coberto pelo molho.



Experimentei duas bebidas tradicionais intragáveis, becherovka (uma cena feita à base de ervas que dizem ter propriedades medicinais, e que realmente só se consegue beber se acreditarmos com muita força que nos vai fazer bem) e slivovice (slivovitz) que é uma espécie de bagaço, mas em mau.

Fiquei algo indisposto.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2 Comments:

At 7:33 da tarde, Blogger Bird said...

realmente não há nada como a nossa comidinha mediterrânica...
Só de olhar para isso, e mais num dia como o de hoje, me dá a volta ao estômago. Muito mau...

 
At 8:11 da tarde, Blogger naked sniper said...

nesse dia correu mal

mas, nos outros até gostei

 

Enviar um comentário

<< Home