o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

03 junho 2008

Internacionalidades

Muitas vezes, amigos, colegas e mesmo gente que eu não conheço, me dizem que apreciam bastante a informalidade e descontracção que se verifica nos contactos internacionais.

Dizem isto pelo facto de nós nos tratarmos normalmente pelo nome próprio, enquanto que em Portugal já se sabe como é a confusão com os títulos e as manias das pessoas. Cá, é o Dr. Fulano, o Eng. Beltrano, o Sr. Silva, etc. Com os estrangeiros, é o Markus, a Eva, o Pawel, etc.

O que eles não sabem é que não tem nada a ver com informalidade ou descontracção. Simplesmente, quando juntam um português, uma checa, um polaco e um Austríaco, por exemplo, nenhum de nós está com muita vontade de correr riscos a tentar pronunciar os sobrenomes uns dos outros.

Assim, para facilitar, tratamo-nos pelo nome próprio.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8 Comments:

At 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ou isso ou as "promiscuidades" que são mais que muitas e ifnormalizam os tratos, por antecipação ou pós-concretização. Já leste o David Lodge sobre os encontros científicos internacioanis? Devias...
E quanto ao trato, a maioria é, realmente, mais informal. Vai assistir uma aula a Espanha onde o teu professor pode chegar a dizer "Pero que coño dices?, Eres tonto?", ao que o aluno responde "Javier (professor) llega aqui, que te quiero enseñar algo"!
É a vida...
Imagin o que farias se te falassem assim...
Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 1:31 da tarde, Blogger Bird said...

Parece-me bem

 
At 9:01 da tarde, Blogger naked sniper said...

Dinha,

falas tão bem espanhol.

que guapo!!

 
At 9:01 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

nem sei o q me parece

 
At 11:53 da tarde, Blogger Bird said...

Ah isso é bem...

 
At 6:24 da tarde, Blogger Em Bicos de Pés said...

Acho que vou passar a tratar-te por sr. Sniper...

 
At 6:38 da tarde, Blogger naked sniper said...

b.,

sr. sniper é o meu pai, trata-me por toni

 
At 4:34 da tarde, Blogger naked sniper said...

comentário técnico

 

Enviar um comentário

<< Home