o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

07 julho 2008

Preocupante

Este artigo do DN de hoje apresenta algumas conclusões de um estudo efectuado por psicólogas da Universidade do Minho sobre violência física e psicológica nas relações amorosas entre jovens de 15 a 25 anos.

Entre outras coisas, refere que:
- 25% dos já foram vítimas de violência na relação
- os jovens aceitam como normal as relações sexuais forçadas entre namorados
- encaram o ciúme como prova de amor
- desculpabilizam os parceiros

Esta é uma realidade de que eu me tenho vindo a aperceber e que me surpreendeu muito. Faz-me imensa confusão como, numa era de emancipação da mulher, de igualdade de direitos, em que as pessoas estão informadas, estas situações acontecem. Custa-me perceber como tantas raparigas que fui conhecendo estão envolvidas em relações infelizes, em relações de imensa violência (ou pelo menos tensão) psicológica, em relações em que são subalternizadas, e aceitam essa situação.

Conformam-se.

Por receio de ficarem sozinhas, por amor (isso ainda compreendo, apesar de tudo), por não quererem magoar quem as traz num estado de desespero, enfim, por tantas razões ou desculpas.

Lembro-me de ter 19 anos e o meu amigo Nuno me dizer que só queria namorar quando encontrasse a pessoa ideal, alguém que fosse perfeito e com quem ele tivesse uma relação perfeita. Mas ele era um idealista... [já lhe passou]

Mas enfim, nem tanto ao mar, nem tanto a terra...


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

14 Comments:

At 11:49 da manhã, Blogger franksy! said...

ainda bem que já tenho vinte e seis.

 
At 12:17 da tarde, Blogger naked sniper said...

: )

ainda bem

 
At 2:06 da tarde, Blogger Bird said...

Ai esses jovens, esses jovens...que não "abrem a pestana"!
É caso para dizer, mais vale só do que mal acompanhada...

 
At 2:21 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

sem dúvida

e, se é por causa do sexo, mais vale pagar por ele, q fica mais barato

 
At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com tanta treta ainda acabas "apanhado"...

Vai de férias!

Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 10:57 da tarde, Blogger Bird said...

Sniper;
Concordo!
Se bem que muitas vezes nem é preciso pagá-lo!Há quem o faça à "borlix"!

 
At 11:29 da tarde, Blogger naked sniper said...

Dinha,

what???

 
At 11:29 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

depois temos q conversar

 
At 12:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sniper, fico contente por o Nuno ter mudado de ideias. Se não fosse procurando, como poderia ter a certeza que tinha encontrado a ideal? Este é um post demasiado sério... Anda para aí muita gente mal amada. Não deve ser o teu caso, sniperzinho!
nuapte buna, minie

 
At 8:39 da manhã, Blogger naked sniper said...

minie,

a Associação Portuguesa de Blogues impõe-me uma quota mensal de postes sérios

 
At 3:17 da tarde, Blogger franksy! said...

[vamos ver isso]

 
At 3:20 da tarde, Blogger naked sniper said...

[vês o q quiseres]

 
At 3:23 da tarde, Blogger franksy! said...

[o interesse é teu!]

 
At 3:44 da tarde, Blogger naked sniper said...

[ai...]

 

Enviar um comentário

<< Home