Futebolidades
A pedido de várias famílias, venho aqui deixar as minhas impressões sobre o jogo da super-taça, de Sábado.
Considerações primeiras:
- o Sportem foi um justo vencedor
- o Sportem não dominou o Porto, mas foi-lhe superior durante quase todo o jogo
A primeira chave do jogo prende-se com a diferença de solidez entre as 2 equipas. O Sportem apresentou o seu onze-tipo, com 11 jogadores já com experiência de clássicos. O Porto jogou com 4 reforços acabados de chegar, 3 dos quais sem experiência de Portugal.
A 2ª chave do jogo esteve na táctica armada pelo Paulo Bento. Uma das grandes dúvidas da semana antes do jogo prendia-se com os defesas. 80% dos opinadores apostava que o Caneira iria tirar o lugar ao Abel (menos sólido defensivamente). O Paulo Bento surpreendeu ao colocar o Caneira na esquerda. Mas faz todo o sentido. O ponta esquerda do Porto (Rodriguez) é um extremo clássico, que faz do velocidade a sua principal arma. O ponta direita (Lisandro) gosta mais de jogar no meio, é mais posicional e menos ala. A escolha dos laterais foi perfeita (Abel mais rápido, Caneira com rotina de central) para encaixar nos pontas do Porto. Também o meio campo foi muito bem armado. Moutinho a 6 em vez do Miguel Veloso dá mais garantias em termos de marcação e cobertura de espaços (o Bunda Grande ainda falha um pouco em termos defensivos). O Romagnoli, embora seja pouco dado a ajudar a defender, também não fazia falta porque o Porto só joga com 3 no meio campo.
Em termos de apreciações individuais, há que referir em primeiro lugar o senhor Izmailov. Além de evidenciar as lacunas do lateral direito do Porto com a sua técnica e movimentação, construindo imensas jogadas de ataque e criando muito perigo pela esquerda (só é pena ter estado um pouco trapalhão na conclusão de algumas jogadas), este senhor continua a merecer cada cêntimo investido nele pela disponibilidade e disciplina táctica que evidencia. O homem estava em todo o lado e foi importantíssimo na anulação do Lucho. Aliás, na única vez que chegou atrasado à marcação (partilhada com o Moutinho, há que dizer), o Lucho rematou de longe ao poste.
O Rui Patrício também esteve muito bem, excepto com os pés. Mas aí têm que ser os colegas a colaborar com ele. O miúdo que, admito, era para mim o ponto fraco da equipa para este ano, fez-me engolir as palavras. Nem me refiro ao penalty que, embora ele tenha tido muito mérito em defender, nunca é algo que se possa exigir a um keeper. Mas o rapaz esteve sempre cheio de reflexos e muito seguro, sem largar bolas nem mostrar ponta de nervosismo.
O Rochemback veio dar maior consistência e segurança ao meio campo. É um gajo que gosta de ter a bola no pé e a quem é muito difícil roubá-la, que acalma o jogo quando é preciso alguém para segurar e que vira o jogo e dá fluidez nos outros momentos. E, claro, não há guarda-redes que não tenha um ligeiro nó na garganta sempre que ele arranca para um livre.
O resto dos jogadores esteve bem. Mas fico espantado com os louvores que tecem ao Djaló só por ter marcado 2 golos. Há que ver que ele não fez assim muito mais que os golos, que falhou 1 ou 2 que deveria ter resolvido melhor e que até o 2 segundo ia falhado (conseguiu acertar na mão do Helton). Esteve bem, sim senhor, mas daí a dar-lhe nota máxima vai uma grande distância.
E é tudo.
14 Comments:
E não tens nada a dizer sobre o penteado [??!] do miguel veloso?!
olha, esqueci-me dele
para além do penteado à menina drogada, houve um outro pormenor que me chamou a atenção no Bunda Grande:
- numa disputa de bola com o Cebola, meteu o corpo à frente à patrão e respondeu aos encontrões dele como homem.
não sei se é de treinar com o Rochemback, mas são estas pequenas merdas que me dão esperança que ele esteja a fazer-se jogador a sério
É por estas (e não por outras) que eu não leio jornais desportivos...
não sabes o que perdes
e repara que eu nem sequer uso a expressão "gestão dos tempos de jogo" em lado nenhum
Acho que não me fiz entender... Era um elogio!
Eu queria dizer que com posts assim, não preciso de ler jornais desportivos!
ah bom!!!
nesse caso, muito obrigadíssimo
Já agora uma análise aos jogadores do Porto... O Cebola pode ir de novo para o SLB ou então vai ter de dar muito mais! O Candeias merecia o lugar! O Guarin ainda precisa de disciplina táctica. O Sapu precisa de jogo de cintura e de limpar tudo quando em perigo. O Benitez precisa de ser trocado pelo Lino ou até mesmo o Fucile. Enfim...
Eu, portista, bem despachava o senhor Jesualdo para o SLB ou para o SCP. Tb não queria o Bento... e o Quique tenho dúvidas!
Agora, ter um treinador que mete o FCP, contra-natura, sempre a jogar defensivamente com os ditos "grandes" e acaba sempre por perder ou andar à rasca... é uma bosta! No FCP a história mostra que os cobardolas não têm lugar! Será que o Pinto está a definhar finalmente? Foi a vossa sorte!
No campeonato vemo-nos!
Pescadinha de Rabo na Boca
Dinha,
discordo da tua análise ao Cebola. Acho que ele até esteve bem.
O Guarin devia começar a 8, com o Meireles a 6, para ganhar automatismos sem comprometer a segurança defensiva.
Tb acho q o Lino é melhor q o Benitez. Pelo menos, está mais identificado com a equipa e com o campeonato.
O Farías só deve jogar quando tem 2 alas para cruzar bolas. Hulk e Candeias prometeram, se bem q o Hulk é algo vedeta.
EU FUI! EU FUI! EU VI! COISA MAI LINDA!
ver a bola, vais
agora ver concertos com os amigos...
devias ter convidado o tio zé manel! ela assim ía!
quem??
pergunta à ana se ela não foi com o tio zé manel!
isso já passou
agora temos é q olhar em frente
Enviar um comentário
<< Home