o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

18 agosto 2008

Futebolidades

A pedido de várias famílias, venho aqui deixar as minhas impressões sobre o jogo da super-taça, de Sábado.

Considerações primeiras:
- o Sportem foi um justo vencedor
- o Sportem não dominou o Porto, mas foi-lhe superior durante quase todo o jogo

A primeira chave do jogo prende-se com a diferença de solidez entre as 2 equipas. O Sportem apresentou o seu onze-tipo, com 11 jogadores já com experiência de clássicos. O Porto jogou com 4 reforços acabados de chegar, 3 dos quais sem experiência de Portugal.

A 2ª chave do jogo esteve na táctica armada pelo Paulo Bento. Uma das grandes dúvidas da semana antes do jogo prendia-se com os defesas. 80% dos opinadores apostava que o Caneira iria tirar o lugar ao Abel (menos sólido defensivamente). O Paulo Bento surpreendeu ao colocar o Caneira na esquerda. Mas faz todo o sentido. O ponta esquerda do Porto (Rodriguez) é um extremo clássico, que faz do velocidade a sua principal arma. O ponta direita (Lisandro) gosta mais de jogar no meio, é mais posicional e menos ala. A escolha dos laterais foi perfeita (Abel mais rápido, Caneira com rotina de central) para encaixar nos pontas do Porto. Também o meio campo foi muito bem armado. Moutinho a 6 em vez do Miguel Veloso dá mais garantias em termos de marcação e cobertura de espaços (o Bunda Grande ainda falha um pouco em termos defensivos). O Romagnoli, embora seja pouco dado a ajudar a defender, também não fazia falta porque o Porto só joga com 3 no meio campo.

Em termos de apreciações individuais, há que referir em primeiro lugar o senhor Izmailov. Além de evidenciar as lacunas do lateral direito do Porto com a sua técnica e movimentação, construindo imensas jogadas de ataque e criando muito perigo pela esquerda (só é pena ter estado um pouco trapalhão na conclusão de algumas jogadas), este senhor continua a merecer cada cêntimo investido nele pela disponibilidade e disciplina táctica que evidencia. O homem estava em todo o lado e foi importantíssimo na anulação do Lucho. Aliás, na única vez que chegou atrasado à marcação (partilhada com o Moutinho, há que dizer), o Lucho rematou de longe ao poste.

O Rui Patrício também esteve muito bem, excepto com os pés. Mas aí têm que ser os colegas a colaborar com ele. O miúdo que, admito, era para mim o ponto fraco da equipa para este ano, fez-me engolir as palavras. Nem me refiro ao penalty que, embora ele tenha tido muito mérito em defender, nunca é algo que se possa exigir a um keeper. Mas o rapaz esteve sempre cheio de reflexos e muito seguro, sem largar bolas nem mostrar ponta de nervosismo.

O Rochemback veio dar maior consistência e segurança ao meio campo. É um gajo que gosta de ter a bola no pé e a quem é muito difícil roubá-la, que acalma o jogo quando é preciso alguém para segurar e que vira o jogo e dá fluidez nos outros momentos. E, claro, não há guarda-redes que não tenha um ligeiro nó na garganta sempre que ele arranca para um livre.

O resto dos jogadores esteve bem. Mas fico espantado com os louvores que tecem ao Djaló só por ter marcado 2 golos. Há que ver que ele não fez assim muito mais que os golos, que falhou 1 ou 2 que deveria ter resolvido melhor e que até o 2 segundo ia falhado (conseguiu acertar na mão do Helton). Esteve bem, sim senhor, mas daí a dar-lhe nota máxima vai uma grande distância.

E é tudo.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

14 Comments:

At 12:55 da tarde, Blogger franksy! said...

E não tens nada a dizer sobre o penteado [??!] do miguel veloso?!

 
At 1:33 da tarde, Blogger naked sniper said...

olha, esqueci-me dele

para além do penteado à menina drogada, houve um outro pormenor que me chamou a atenção no Bunda Grande:

- numa disputa de bola com o Cebola, meteu o corpo à frente à patrão e respondeu aos encontrões dele como homem.

não sei se é de treinar com o Rochemback, mas são estas pequenas merdas que me dão esperança que ele esteja a fazer-se jogador a sério

 
At 2:57 da tarde, Blogger cipereira said...

É por estas (e não por outras) que eu não leio jornais desportivos...

 
At 3:33 da tarde, Blogger naked sniper said...

não sabes o que perdes

e repara que eu nem sequer uso a expressão "gestão dos tempos de jogo" em lado nenhum

 
At 3:46 da tarde, Blogger cipereira said...

Acho que não me fiz entender... Era um elogio!

Eu queria dizer que com posts assim, não preciso de ler jornais desportivos!

 
At 5:04 da tarde, Blogger naked sniper said...

ah bom!!!

nesse caso, muito obrigadíssimo

 
At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já agora uma análise aos jogadores do Porto... O Cebola pode ir de novo para o SLB ou então vai ter de dar muito mais! O Candeias merecia o lugar! O Guarin ainda precisa de disciplina táctica. O Sapu precisa de jogo de cintura e de limpar tudo quando em perigo. O Benitez precisa de ser trocado pelo Lino ou até mesmo o Fucile. Enfim...

Eu, portista, bem despachava o senhor Jesualdo para o SLB ou para o SCP. Tb não queria o Bento... e o Quique tenho dúvidas!

Agora, ter um treinador que mete o FCP, contra-natura, sempre a jogar defensivamente com os ditos "grandes" e acaba sempre por perder ou andar à rasca... é uma bosta! No FCP a história mostra que os cobardolas não têm lugar! Será que o Pinto está a definhar finalmente? Foi a vossa sorte!

No campeonato vemo-nos!

Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 3:32 da tarde, Blogger naked sniper said...

Dinha,

discordo da tua análise ao Cebola. Acho que ele até esteve bem.

O Guarin devia começar a 8, com o Meireles a 6, para ganhar automatismos sem comprometer a segurança defensiva.

Tb acho q o Lino é melhor q o Benitez. Pelo menos, está mais identificado com a equipa e com o campeonato.

O Farías só deve jogar quando tem 2 alas para cruzar bolas. Hulk e Candeias prometeram, se bem q o Hulk é algo vedeta.

 
At 5:20 da tarde, Blogger ana... said...

EU FUI! EU FUI! EU VI! COISA MAI LINDA!

 
At 10:11 da manhã, Blogger naked sniper said...

ver a bola, vais

agora ver concertos com os amigos...

 
At 11:58 da manhã, Blogger franksy! said...

devias ter convidado o tio zé manel! ela assim ía!

 
At 4:59 da tarde, Blogger naked sniper said...

quem??

 
At 5:09 da tarde, Blogger franksy! said...

pergunta à ana se ela não foi com o tio zé manel!

 
At 2:34 da tarde, Blogger naked sniper said...

isso já passou

agora temos é q olhar em frente

 

Enviar um comentário

<< Home