o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

18 novembro 2008

A minha vida é um filme indiano

Os meus alunos fizeram um requerimento ao Directivo a pedir para dividir a turma porque são demasiados alunos (cerca de 80). A resposta do Directivo consistiu em mudar a turma de sala.Para uma mais pequena...

Dei negativa num trabalho a uma aluna minha. Ela escreveu-me um email muito indignada porque acha que assim estou a desmotivar os alunos. Enfim, não são só os professores que não gostam de ser avaliados...

8 anos depois recebi finalmente o meu diploma de licenciatura (pelo qual paguei há 8 anos 25 contos). É desta que a vizinha da minha mãe que diz que eu sou demasiado labrego para ser doutor vai ter que se calar.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

28 Comments:

At 8:20 da tarde, Blogger SGL said...

Então uma negativa desmotiva os alunos? Pois é...dão-lhes facilidades durante o ensino básico e secundário e depois quando chegam à vida real, ai e tal que é muito difícil!! Está perdida esta juventude!

 
At 3:28 da manhã, Blogger inesinho said...

Ah, ah, ah! Esse tipo de desmotivação estudantil era a minha motivação docente.

E se eu também recebesse o meu diploma de curso podia esfragá-lo na cara dos alunos desmotivados.

(Já viste "A turma"? Consta que os professores deviam vê-lo...)

 
At 8:28 da manhã, Blogger naked sniper said...

sgl,

está perdida, sim senhor

e nem com gps lá vão...

 
At 8:29 da manhã, Blogger naked sniper said...

inês,

esfregar não digo, agora esbofeteá-los com a lata (aquilo vem numa lata) já era negócio

tenho que ver, então

 
At 5:17 da tarde, Blogger Em Bicos de Pés said...

Ri-me...

 
At 5:55 da tarde, Blogger naked sniper said...

b.,

curiosamente, a aluna não se riu nada

aliás, ficou tão desmotivada que hoje nem apareceu na aula

 
At 7:42 da tarde, Blogger Bird said...

Podias encarar isso como um desafio (fazer com que a aluna fosse às aulas e se dedicasse a tirar notas razoáveis), não?
Teriam de te pagar o dobro?

 
At 8:36 da tarde, Blogger naked sniper said...

Bird,

com 80 alunos na turma, prefiro dedicar-me aos alunos empenhados do que perder o meu tempo com casos perdidos.

se tivesse uma turma de 20 alunos, poderia dedicar-me a todos. com 80, parece-me mais justo dedicar-me a quem mais merece

 
At 10:28 da tarde, Blogger Bird said...

Tu e a tua ideia do que é perder tempo....
E...casos perdidos?!! Isso é muito forte. Estrategicamente e para estatística é uma boa opção. Mas esses tais "casos perdidos" é que são verdadeiros desafios.Muitos nem são assim tão "perdidos". Se calhar precisam de um pouco mais de atenção e sensibilidade o que obviamente requer um pouco mais de empenho e disponibilidade por parte de docentes, familiares, etc.
Tornar um "caso perdido" num "caso de sucesso" deve ser muito gratificante....mas isto é a minha opinião.Vale o que vale...
E nem precisas responder o que ela vale para ti.Eu adivinho

Fica bem.

 
At 11:16 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

concordo contigo que "dar a volta" a um caso perdido é muito gratificante

mas pensa ao contrário. imagina que és uma aluna aplicada e interessada e o professor caga pra ti porque só está preocupado com uma outra aluna que é baldas. acharias justo?

 
At 2:25 da tarde, Blogger Bird said...

Sniper;

Não precisas de cagar nos alunos aplicados e interessados (óbvio que não seria justo. Da mesma forma que não necessitas de te preocupar apenas e só com a aluna baldas. Repara que um aluno empenhado e dedicado já tem 50% de probabilidade de se dar bem. Ao contrário do desinteressado, desmotivado e baldas. Eu falo em repartir uma "atenção" proporcional às necessidades de cada um. Acredito que não é fácil e até pode ser uma visão mais idealista do que real, tendo em conta o próprio sistema e a sua capacidade de resposta ás mudanças inevitáveis de uma geração, de uma sociedade. Mas, e como ex-aluna que passou por vários processos, foi o que desejei muitas vezes. Que um professor fosse mais do que um alguém que se limita a transmitir conhecimentos.
Daí eu acreditar que o sistema de ensino está obsoleto.

 
At 2:58 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

vou repetir devagarinho:

O I T E N T A A L U N O S

 
At 7:55 da tarde, Blogger Bird said...

Sniper,

Também vou repetir devagarinho:

AZAR! NÃO HÁ CONDIÇÕES? ARRANJEM!
CRIEM ALTERNATIVAS!
NÃO DÊEM OS "CASOS" COMO PERDIDOS E MAIS NESSAS CONDIÇÕES!
ISSO TB NÃO É JUSTO!

 
At 3:59 da tarde, Blogger naked sniper said...

piquena,

deves dirigir esse comentário a:

- Directivo, que é quem tem a responsabilidade de criar essas condições

- alunos, que são quem deve lutar pelos seus direitos

 
At 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E que faz ou diz o professor perante estas situações?

Porque segundo uma sociólogoa ministra deste país, há que os avaliar! E à força toda! Não só pelo que fazem, mas também pelo que devia fazer!

Mais uma vez se ouvem relatos do que está mal, e nada sobre o que podem/devem fazer!

Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 4:39 da tarde, Blogger naked sniper said...

and your point is...?

 
At 8:51 da tarde, Blogger Bird said...

Piqueno;

Pena que penses tão quadrado!
Devias zelar mais por aquilo que é "objecto" do teu trabalho. E não apenas "sacudir a água do teu capote!" Ao invés de dizer o directivo que resolva, os alunos que resolvam, dizer "VAMOS RESOLVER!!!"

Abraço piqueno.

 
At 9:51 da tarde, Blogger naked sniper said...

bird,

já não tenho idade para pensar redondo

deixo isso para os joves como tu

 
At 11:38 da tarde, Blogger Bird said...

Ainda bem que para além de muito jovem como eu, há muito boa gente cujos cabelos brancos e calvície não enganam, a pensar redondo e a fazer "girar" o mundo...
Caso contrário....ainda estávamos na idade da pedra...

 
At 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Shame on you Mr. Professor!

Mais vale seres já "avaliado" e seguires o teu caminho... para um outro destino onde não sejas lesivo para o futuro dos teus alunos!

Pescadinha de Rabo na Boca

 
At 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

qual é a profissão da senhora Bird? Sinceramente não me parece um discurso de professor ... Pq só quem por lá passa é que sabe do que tu estás a falar.

 
At 3:08 da tarde, Blogger naked sniper said...

T,

a senhora Bird esteve do outro lado da barricada até há pouco tempo

 
At 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

olha ... então deve ter memória mt ... mas mesmo mt curta!!!!!
tou contigo!!!

 
At 8:52 da tarde, Blogger naked sniper said...

isso deixa-me muito mais descansado

 
At 10:41 da tarde, Blogger Bird said...

T;

E como é um discurso à Sr. professor?! Como é que isso se faz?! Têm um manual?!

 
At 10:46 da tarde, Blogger Bird said...

sniper;

Podes ficar. A minha memória é uma "coisinha" muito selectiva.

 
At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bird:
não é preciso manual. basta o bom senso!

 
At 6:55 da tarde, Blogger Bird said...

T;
Isso do bom senso é muito relativo.
Para ti bom senso pode ser uma coisa e para mim outra completamente diferente. Depende dos mais variados pontos de vista. Como tal....

 

Enviar um comentário

<< Home