A minha vida é um filme indiano
Os meus alunos fizeram um requerimento ao Directivo a pedir para dividir a turma porque são demasiados alunos (cerca de 80). A resposta do Directivo consistiu em mudar a turma de sala.Para uma mais pequena...
Dei negativa num trabalho a uma aluna minha. Ela escreveu-me um email muito indignada porque acha que assim estou a desmotivar os alunos. Enfim, não são só os professores que não gostam de ser avaliados...
8 anos depois recebi finalmente o meu diploma de licenciatura (pelo qual paguei há 8 anos 25 contos). É desta que a vizinha da minha mãe que diz que eu sou demasiado labrego para ser doutor vai ter que se calar.
28 Comments:
Então uma negativa desmotiva os alunos? Pois é...dão-lhes facilidades durante o ensino básico e secundário e depois quando chegam à vida real, ai e tal que é muito difícil!! Está perdida esta juventude!
Ah, ah, ah! Esse tipo de desmotivação estudantil era a minha motivação docente.
E se eu também recebesse o meu diploma de curso podia esfragá-lo na cara dos alunos desmotivados.
(Já viste "A turma"? Consta que os professores deviam vê-lo...)
sgl,
está perdida, sim senhor
e nem com gps lá vão...
inês,
esfregar não digo, agora esbofeteá-los com a lata (aquilo vem numa lata) já era negócio
tenho que ver, então
Ri-me...
b.,
curiosamente, a aluna não se riu nada
aliás, ficou tão desmotivada que hoje nem apareceu na aula
Podias encarar isso como um desafio (fazer com que a aluna fosse às aulas e se dedicasse a tirar notas razoáveis), não?
Teriam de te pagar o dobro?
Bird,
com 80 alunos na turma, prefiro dedicar-me aos alunos empenhados do que perder o meu tempo com casos perdidos.
se tivesse uma turma de 20 alunos, poderia dedicar-me a todos. com 80, parece-me mais justo dedicar-me a quem mais merece
Tu e a tua ideia do que é perder tempo....
E...casos perdidos?!! Isso é muito forte. Estrategicamente e para estatística é uma boa opção. Mas esses tais "casos perdidos" é que são verdadeiros desafios.Muitos nem são assim tão "perdidos". Se calhar precisam de um pouco mais de atenção e sensibilidade o que obviamente requer um pouco mais de empenho e disponibilidade por parte de docentes, familiares, etc.
Tornar um "caso perdido" num "caso de sucesso" deve ser muito gratificante....mas isto é a minha opinião.Vale o que vale...
E nem precisas responder o que ela vale para ti.Eu adivinho
Fica bem.
bird,
concordo contigo que "dar a volta" a um caso perdido é muito gratificante
mas pensa ao contrário. imagina que és uma aluna aplicada e interessada e o professor caga pra ti porque só está preocupado com uma outra aluna que é baldas. acharias justo?
Sniper;
Não precisas de cagar nos alunos aplicados e interessados (óbvio que não seria justo. Da mesma forma que não necessitas de te preocupar apenas e só com a aluna baldas. Repara que um aluno empenhado e dedicado já tem 50% de probabilidade de se dar bem. Ao contrário do desinteressado, desmotivado e baldas. Eu falo em repartir uma "atenção" proporcional às necessidades de cada um. Acredito que não é fácil e até pode ser uma visão mais idealista do que real, tendo em conta o próprio sistema e a sua capacidade de resposta ás mudanças inevitáveis de uma geração, de uma sociedade. Mas, e como ex-aluna que passou por vários processos, foi o que desejei muitas vezes. Que um professor fosse mais do que um alguém que se limita a transmitir conhecimentos.
Daí eu acreditar que o sistema de ensino está obsoleto.
bird,
vou repetir devagarinho:
O I T E N T A A L U N O S
Sniper,
Também vou repetir devagarinho:
AZAR! NÃO HÁ CONDIÇÕES? ARRANJEM!
CRIEM ALTERNATIVAS!
NÃO DÊEM OS "CASOS" COMO PERDIDOS E MAIS NESSAS CONDIÇÕES!
ISSO TB NÃO É JUSTO!
piquena,
deves dirigir esse comentário a:
- Directivo, que é quem tem a responsabilidade de criar essas condições
- alunos, que são quem deve lutar pelos seus direitos
E que faz ou diz o professor perante estas situações?
Porque segundo uma sociólogoa ministra deste país, há que os avaliar! E à força toda! Não só pelo que fazem, mas também pelo que devia fazer!
Mais uma vez se ouvem relatos do que está mal, e nada sobre o que podem/devem fazer!
Pescadinha de Rabo na Boca
and your point is...?
Piqueno;
Pena que penses tão quadrado!
Devias zelar mais por aquilo que é "objecto" do teu trabalho. E não apenas "sacudir a água do teu capote!" Ao invés de dizer o directivo que resolva, os alunos que resolvam, dizer "VAMOS RESOLVER!!!"
Abraço piqueno.
bird,
já não tenho idade para pensar redondo
deixo isso para os joves como tu
Ainda bem que para além de muito jovem como eu, há muito boa gente cujos cabelos brancos e calvície não enganam, a pensar redondo e a fazer "girar" o mundo...
Caso contrário....ainda estávamos na idade da pedra...
Shame on you Mr. Professor!
Mais vale seres já "avaliado" e seguires o teu caminho... para um outro destino onde não sejas lesivo para o futuro dos teus alunos!
Pescadinha de Rabo na Boca
qual é a profissão da senhora Bird? Sinceramente não me parece um discurso de professor ... Pq só quem por lá passa é que sabe do que tu estás a falar.
T,
a senhora Bird esteve do outro lado da barricada até há pouco tempo
olha ... então deve ter memória mt ... mas mesmo mt curta!!!!!
tou contigo!!!
isso deixa-me muito mais descansado
T;
E como é um discurso à Sr. professor?! Como é que isso se faz?! Têm um manual?!
sniper;
Podes ficar. A minha memória é uma "coisinha" muito selectiva.
Bird:
não é preciso manual. basta o bom senso!
T;
Isso do bom senso é muito relativo.
Para ti bom senso pode ser uma coisa e para mim outra completamente diferente. Depende dos mais variados pontos de vista. Como tal....
Enviar um comentário
<< Home