the cicle of life
Já fui muito adepto do "don't get mad, get even". É uma questão de produtividade. A irritação, o remoer, faz perder tempo, desgasta e não traz benefícios. Por seu lado, a vingança, o pay back, embora também time consuming e desgastante, tem um objectivo, produz um resultado, sendo assim uma perda de tempo mais "produtiva".
Vim mais tarde a perceber que, mesmo tendo algum resultado, o tempo e a energia que se perdem na vingança acabam por não compensar. Há sempre o custo de oportunidade. Enquanto uma pessoa anda ocupada nessas actividades mesquinhas, há todo um conjunto de coisas agradáveis que não está a fazer.
Na realidade, aquela velha treta do "a melhor vingança é viver bem" faz muito sentido. E nem é uma questão de perdoar ou ser superior. É uma pura questão de egoísmo. Como disse antes, o tempo que se perde com a irritação ou com a vingança é tempo que não se gasta a ser feliz.
Agora, claro que isto é muito mais fácil de dizer do que de fazer.
Há pouco mais de 2 anos, como alguns recordarão, passei por uma fase muito complicada e tive a felicidade, por intervenção de um amigo e dificuldades logísticas que impediram um disparate de acontecer, de "passar para o nível seguinte". Agora, é a minha vez de ser o amigo. Até ver, não estou a conseguir tão bons resultados.
2 Comments:
"custo de oportunidade"! para um gestor, falas bem ;)
Meu caro, a tua felicidade ou anterior infelicidade n estão interligadas, só se acreditares na teoria da cordas (é melhor ires ver ao google)
Podes tentar ajudar e só isso é o maior auxilio que qualquer pessoa pode ter.
E a merda k nos atinge nunca é a k mandamos, meu caro.
Abraços
T?,
bem aparecido.
não disse que estavam ligadas. simplesmente, se ficas fechado numa sala sem janelas nunca vais ver o sol que brilha lá fora
Enviar um comentário
<< Home