o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

13 novembro 2006

The edelweiss diaries # 7 – Viena (parte 2)

Com bastante atraso, mas para satisfação do meu público (sempre quis dizer isto), especialmente da Afrodite, aqui continuo a descrição das minhas desventuras por Viena.

Depois da biblioteca (ver este poste), segui caminho para a Escola Espanhola. Infelizmente, perdi (por 10 minutos) o espectáculo de exibição, pelo que tive que me contentar com um postal.

Depois fui visitar o apartamento da Sissi. Paguei 8 euros e comecei a visita. Depois de andar por 437 divisões com todos os serviços de loiça da Sissi, os faqueiros da Sissi, as jóias da Sissi e mais o camandro da Sissi e quando já eu começava a pensar que tinha deitado os meus 8 euros pró lixo porque loiça também a temos nas caldas, finalmente dei com as escadas para o 2º piso, onde realmente iria visitar os aposentos da Sissi e da família, amigos e cão.

Ainda não decidi se a Sissi era uma artista ecléctica ou uma grande ganzada com a mania de que, como era imperatriz, se podia armar em artista da rima e tal. Quer dizer, se calhar já decidi. Enfim, os aposentos da senhora combinavam um grande luxo nos tapetes, móveis e quadros com camas individuais de ferro com uma dimensão inferior à da minha cama e aspecto de muito menos confortável. Vá-se lá perceber.



Depois, quis ir apreciar o fantástico jardim do palácio imperial, mas não tive sorte nenhuma. Havia uma estupidez dum fds desportivo ou o camandro e o raio do jardim, que era bem grande, estava completamente ocupado por dezenas e dezenas e dezenas de barracas temáticas onde a juventude podia experimentar todo o tipo de desportos (desde os mais tradicionais futebol e basket, até ao hóquei em campo, hipismo, mergulho, etc). Quer dizer, em vez de deixar os miúdos muito bem em casa descansadinhos da vida a jogar playstation ou a drogar-se, arrastam-nos para a rua, onde correm variadíssimos perigos.

A seguir, como já eram horas e eu precisava de compensação afectiva por causa do desgosto com o jardim, decidi ir almoçar. Encontrei um sítio bastante simpático no jardim qualquer coisa (perdi o guia e não me lembro do nome do sítio) lá ao lado.



Deposi de mais umas voltas, ainda passei pela Câmara Municipal (Rathaus), cuja foto foi tirada de lado, porque estava um circo montado em frente à fachada do edifício (a sério, eles devem ter-se organizado para me lixar as fotos).



Já as fotos do parlamento, não mas conseguiram lixar, embora fosse muito difícil apanhar aquilo tudo numa só foto. Aliás, tenho mesmo a dizer que nós cá em Portugal somos um bando de pés rapados, e que a nossa assembleia da república é uma pobreza comparada com aquela.



Depois, ainda visitei o fabuloso Muzuemsquartier (quarteirão dos museus) que me deixou deslumbrado.



Para além dos vários museus, nomeadamente o Leopold e o MUMOK, respira-se ali uma atmosfera muito agradável (e não, não me refiro a drogas leves) e inspiradora.

Devia ser um dia qualquer especial, feriado ou algo do género, porque estavam as ruas todoas animadas. Numa das praças, tive a sorte de apanhar a actuação de um grupo de artistas muito divertidos e cheios de energia, ritmo e elasticidade.



E também tinham sentido de humor. Para pedirem o nosso dinheiro, explicaram que ãoe ram apoiados pela câmara de Viena, ou pela McDonalds, nem pelo George W Bush ou qualquer outra organização criminosa. Dei-lhes 20 cêntimos e um botão que andava perdido no bolso.

Ainda fui ver o palácio de Belvedere, que impressiona mas que, como parte da conspiração para me lixar as fotos, tinha os jardins a ser intervencionados (outra palavra que sempre quis utilizar).



Em Belvedere, ainda fui visitar os luxuriantes (isto hoje é só palavras giras) jardins Alpino e Botânico. Infelizmente, foi também nessa altura que se acabou a pilha da máquina e não há mais fotos.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

6 Comments:

At 11:05 da manhã, Blogger Zozô said...

Ora finalmente!! :) As fotos estão lindas (até te vou roubar a do Parlamento). E Viena é de facto sempre assim, cheia de movimento nas ruas, sobretudo na "baixa", ao pé da Catedral de St Estêvão. Maravilhosa.
Obrigada por esta revisitação sentimental :))

 
At 1:16 da tarde, Blogger naked sniper said...

afrodite,

obrigado nada, são € 8,99

deves achar que as revisitações sentimentais são de borla, nâo?

 
At 5:59 da tarde, Blogger TheOldMan said...

Mesmo que essa viagem não tenha tido qualquer outra utilidade, pelo menos serviu para arejares todos esses vocábulos que utilizaste no texto acima...

;-)

 
At 7:18 da tarde, Blogger naked sniper said...

old man,

e também trouxe bué de schnaps!!

 
At 1:13 da manhã, Blogger inesinho said...

Limpo. É tudo tão limpo. (reparo de uma lisboeta que não aguenta mais o cheiro do lixo que não é recolhido há já não sei quantos dias)

 
At 9:15 da manhã, Blogger naked sniper said...

ines,

pois, mas eu andei apenas pela zona mais turística

não sei como será nos bairros "normais"

 

Enviar um comentário

<< Home