o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

30 abril 2008

Postales de Barcelona

Dia 2, quinta-feira

O dia começou tardito. Como ia avisado dos carteiristas e precisava de algo onde guardar o mapa, a máquina fotográfica, o caderno de notas e que pudesse servir para guardar os piquenos recuerdos e postais q sempre gosto de ir comprando, entrei na primeira loja de malas e acessórios que encontrei na Gran de Gracia com um cartaz "Liquidació Total" e comprei uma abichanada pochete "Adolfo Dominguez" para usar a tiracolo. Por favor, ninguém conte este pormenor ao meu amigo Daniel, porque eu ando há 2 anos a fazer piadas sobre a sua sexualidade por ele usar uma coisa destas.

Desci toda a Gracia e o Passeig de Gracia até dar com a Praça da Catalunya. Passei pelas casas do Gaudi (Milá e Batló), mas não entrei derivado às filas descomunais e aos preços pouco amistosos.

Depois de comer umas tapas num tasco lá ao pé, avancei revigorado para as Ramblas, apreciando a diversidade de artistas de rua que animavam o sítio.



A senhora da foto deu-me um golfinho para pendurar no fio. Há, claro, o pormenor de eu não usar fio nenhum, mas o que conta é a intenção.



O passo seguinte foi a Praça do Colombo (ou Cólon, como eles dizem), seguido da zona marginal.



Outro sítio fantástico, dos muitos espaços públicos que Barcelona tem e que dão uma qualidade de vida impressionante, é o centro comercial Mare Magnum. Nem imagino que lojas lá haja dentro, porque não entrei, mas o simples passear pelo molhe, apreciar as meninas a apanhar sol em soutien, desfrutar do sol e do ar puro do mar não tem preço. Um prémio para quem encontrar o meu reflexo no espelho.



Fomos almoçar a um tasco típico chamado de "Champanheria". É um sítio onde se bebe o champanhe tradicional catalão (o "cava") e se comem sandes de queijos e enchidos tradicionais.



Ao contrário do que é habitual nestes sítios típicos com algum nome, não fomos roubados. € 11,20 por uma garrafa de cava e 4 sandes (2 para mim, uma de pernil e outra de xoriço e outras 2 para o Nuno). Para terem uma noção da fama do sítio, o Nuno está em Barcelona desde Outubro e foi a primeira vez que conseguiu lugar ao balcão para comer. Sim, o nome naked sniper impõe algum respeito aos catalães.

Durante a tarde, passeou-se por uma praça onde, para muita tristeza nossa, não se pode jogar a pilota.



O ponto alto da tarde foi a visita à pouco conhecida, mas muito interessante catedral da Sagrada Família (não sei se já terão ouvido falar). É uma catedral projectada por um arquitecto catalão desconhecido (Gaudi qualquer coisa) e que anda há cerca de 100 anos para construir (devem ter contratado empreiteiros portugueses). As expectativas mais optimistas apontam a conclusão para cerca de 2040. Mas há o pormenor engraçado de terem deixado construir uns prédios na zona onde está prevista a fachada principal e a praça frontal. Vamos ver no que dará. Ainda assim, há alguns pormenores interessantes a salientar, como os belos efeitos produzidos pelos vitraise a cor e beleza de alguns pormenores das fachadas e cumieiras.







Só não achei piada à ideia das frutas nas cumieiras da nave central. Enfim... Também, as diferenças gritantes entre a fachada construída ainda com Gaudi vivo e a outra não indicam nada de bom sobre a coisa.

E para dia 2 já chega. O dia 3 promete animação nocturna com uma festa de aniversário e uma ronda pelas discotecas. Fica para amanhã...


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

29 abril 2008

Postales de Barcelona

Dia 1, quarta-feira

Cheguei, reparei q me esqueci das gafas e que está muito mais calor do que me tinham dito. As camisolas nem vão sair da mala. Ainda bem que decidi à última da hora deixar em Coimbra a camisola de lã e o "casaco mais forte"

Começamos os passeios com uma contagem de montanha até ao Parc Guell.

Passa-se pelo lagarto (homenagem do Gaudi ao sportem):



E outras merdas coloridas:



Tomado por um incontornável impulso consumista, compro logo os primeiros recuerdos na gift shop da entrada do parc guel, apenas para ficar bastante irritado quando encontro a mesma bugiganga à venda na casa-museu do Gaudi mais barata.

Afinal, não se conseguiram bilhetes para o jogo. Como já tinha o dinheiro de lado, decido que vou ter q o estoirar em cerveja.

Vamos jantar a casa de um alemão, que cozinha uma especialidade espanhola para a gente, bem como uma sopa de espargos.

Ao deitar, as pessoas gozam com o meu pijama, cujas calças me ficam pouco abaixo dos joelhos.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

disclaimer

Antes de começar a postar sobre Barcelona, parece-me justo justificar o meu afastamento do blog durante toda a duração da viage.

Ao contrário do que afirmam as más-línguas e mesmo algumas boas, não se tratou de desrespeito pelo "meu público", vedetismo ou mania. Também não me esqueci de vocês. Posso-vos afirmar que, em barcelona, pensei em vocês todos entre uma e três mil vezes. Por dia.

Simplesmente, o que se passa é que o meu amigo Nuno tem um contrato de serviço de internet com o ISP mais popular em Espanha, tendo contratado o serviço "internet do vizinho".

Durante a minha estada, o raio do vizinho teve o desplante de não ligar a sua rede wireless sem segurança, o que me impediu de estar em contacto próximo e permanente convosco.

E muito me custou. Acreditem, a paella, as "cañas", "claras" e tapas nem me souberam tão bem nem nada.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Entretantos

na NBA, os playoffs arrancaram em grande estilo.

Vejam lá se o top 10 de ontem não vos abre o apetite para irem ver o resto dos vídeos:


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

28 abril 2008

O regresso do herói

O dinheiro acabou e eis-me de volta.

Amanhou já começo a contar estórias, dar secas, partilhar fotos e espalhar invejas por aí.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

23 abril 2008

é hoje, caralho, é hoje!!!

- 12 horas certas para o avião arrancar

- rever os meus 2 melhores amigos

- uma cidade fantástica

- um jogo que promete

- máquina digital e um saco de pilhas para não falhar nada

- 2 chouriças de Arganil


Quando acabar o dinheiro volto para arranjar mais.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

22 abril 2008

A morte e o camandro

Por influência desta menina, fui ver o Bucket List, com o Jack Nicholson (que, curiosamente, até faz 71 anos hoje) e o Morgan Freeman (que, estranhamente, não faz anos hoje).

É um bom filme. Não é um filme épico ou grandioso, mas é um bom filme, honesto e que dá que pensar. Nomeadamente na morte.

Também, ontem fui ao funeral da mãe de um colega de trabalho. Nada de anormal, a senhora era idosa. E, como todos sabemos, as pessoas idosas, vai e volta, morrem.

Mas, tudo isto pôs-me a pensar um pouco na morte. E, mais do que na morte, naquilo que uma pessoa pensa quando se vê à beira da morte, ou seja, se viveu bem a sua vida. Não é novidade para ninguém a frase:

"Todos os homens morrem, mas nem todos viveram."

(acho q também se aplica às mulheres, mas agora não me apetece investigar)

E, com esta ideia em mente, validei algumas das minhas opções de vida:

Adoro o que faço e estou feliz por não ter aceite algumas propostas que já me fizeram. É certo que poderia ganhar mais dinheiro e ter menos chatices. Mas, que raio, o que iria eu fazer com mais dinheiro? Estoirar em cerveja? Já bebo o suficiente. E o que seria da minha vida sem as chatices que tenho e que não me canso de procurar? Quer dizer, nem é que eu procure chatices, simplesmente não as evito. E ter inimigos é bom, pa enrijar um gajo, para um gajo não relaxar.

Também cada vez ligo menos ao que as pessoas que não interessam pensam de mim, ou a esclarecer mal-entendidos forçados por quem não tem mais o que fazer. Com o que tenho poupado em anti-rugas aumentei em 17% o meu consumo de cerveja (e se 17% vos parece pouco, é porque não têm ideia de quanta cerveja eu já bebia). Boatos sobre mim? Adoro ouvir e até acho piada ajudar a divulgar (especialmente aqueles completamente irrealistas sobre as minhas supostas performances sexuais).

Continuo a fazer o que posso para estar com os meus amigos. Tento almoçar com um amigo (ou mais) todos os dias. Já que tenho q comer fora de casa, que o faça em boa companhia. E consigo ir mantendo o contacto com toda a gente. Nada daquela vida estúpida de passar o dia inteiro stressado com trabalho e sem tempo para mais nada. A hora de almoço é hora de relaxar e pôr a conversa em dia com alguém.

Não descurar a forma física. Não é uma questão estética, nem tanto de saúde. Gosto de jogar basket e jogo sempre que posso. Quando não posso, há sempre tempinho para correr (às vezes aproveitando também para estar com amigos). E quem não gosta de transpirar é cocó.

Conhecer. O mundo e a imaginação dos outros (filmes e livros, bem entendido). Como não posso ficar um ano sem trabalhar para dar a volta ao mundo de mochila às costas, vou conhecendo aos poucos, aproveitando todas as hipóteses de comparticipação que o Sr. Erasmus me dá e o sofá amigo dos conhecidos espalhados pela diáspora (essa bela localidade).

Continuando assim, espero, quando chegar ao leito da morte, não ter arrependimentos nem frustrações, e poder dizer que vivi uma boa vida. Se fosse hoje, seria o que diria.

E era isto que tinha para partilhar. Obrigado por terem vindo.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

21 abril 2008

Countdown

E já só faltam 2 dias.

2 dias é quase nada.

Sim, é só mesmo para fazer pirraça.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

19 abril 2008

Countdown

Quatro!

Já só faltam 4 dias.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

17 abril 2008

Californication



Já tinha há tempos dado com uns clips da série e tinha achado piada. Quando soube que ia dar um Portugal fiquei bastante entusiasmado. Infelizmente, o horário que escolheram para difundir a série (segundas às 23h) coincide com compromissos profissionais (não vamos agora pôr-nos aqui a discutir q tipo de compromissos profissionais eu possa ter nesse horário tão invulgar).

Felizmente, tenho uma amiga, quer dizer, conheço uma pessoa, vá lá, tinha-a visto uma vez, que se farta de sacar séries da net. Como não quero colocar a ASAE ou a PJ em cima dela, não vou divulgar o seu nome (digo apenas que começa por "m" e acaba em "e"). Digo também que tem pelo meio, em ordem perfeitamente aleatória, as letras "oça do filet". Mas adiante.

Pedi a essa pessoa que não vou identificar, mas que é oriunda da zona de São Pedro do Sul e conduz um carro cúbico, que me arranjasse a série. E ela arranjou.

Resultado: o relatório de estágio que eu tinha para ler esta tarde está ainda virgem (sim, depois de visionar a série, tenho que fazer este tipo de piadas de cariz sexual).

Veredicto: a série é MUUUUITO BOA!! E, atenção, não digo isto por a série mostrar mais mamas do que um clip da Mariah Carey. Pronto, não digo isto SÓ por a série mostrar mais mamas do que um clip da Mariah Carey. Digo isto também porque o raio da série está muito bem escrita e tem aquele tipo de humor que eu gosto. E tem mamas. Mas é mais por causa do humor. Acho eu.

Conselho para os meninos e meninas: como a minha amiga que arranja as séries vai ficar muito chateada comigo quando ler isto e como ela provavelmente não consegue sacar mais séries na cadeia, acho que o resto de vocês fará muito bem em seguir a série na RTP2


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Countdown

e já só faltam 6 (seis) dias


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Futebolidades

A revolta dos desacreditados



E agora, depois de uma coisa destas, há muita fé. Depois de 5 golos em menos de meia hora, espero que o sportem marque 15 por jogo até ao fim da época.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

15 abril 2008

Countdown

E já só faltam 8 dias


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Música do dia


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

13 abril 2008

Coisas que me deixam doente

Espero que esta menina perceba que não estou a tomar a parte pelo todo e não se chateie comigo, mas há médicos que me deixam doente.

Uma notícia da Visão indica que veio ao Barreiro um médico oftalmologista espanhol que, numa semana, limpou a lista de espera para operações às cataratas.

O homem chegou a fazer num dia tantas operações como a média que os médicos portuguses fazem num ano inteiro!!! E cobrou metade do preço que cobram os portugueses por cada operação.

O bastonário da ordem dos advogados diz que "isso não é maneira de fazer medicina - é negócio"

A mim, parece-me que negócio é fazer num ano o que se pode fazer num dia, cobrar o dobro e estar-se a borrifar para as centenas de pessoas (a lista de espera era de 384 pessoas, tendo o espanho operado 234 em 6 dias) cuja qualidade de vida está deteriorada enquanto esperam pela sua operação.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

11 abril 2008

Já agora

Alguém sabe como ficou a Briosa?

Parece que jogavam hoje.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

heroísmos



Eu fui hoje e dei 3 litros

E vocês, por que esperam?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

10 abril 2008

sniper @ Cubilhã é

ficar hospedado num hotel na encosta com uma vista esplendorosa sobre a cidade e darem-me um quarto virado para as traseiras (ainda assim, com vista para a casa do recepcionista, que vive 2 rotundas acima e apanha a rede wireless do hotel, que eu, no 5º andar, não consigo apanhar em condições)

esse hotel ser o único do mundo que traduz "health club" (por "clube de saúde")

esse hotel ter piscina, mas a piscina só abrir às 10h30 da manhã, muito depois de eu ter que sair para a reunião

não descansar enquanto não sou conhecido como "monstro nas mini-natas"

aparecer um ícone novo, desconhecido e persistente no telemóvel

encontrar um miudo de cerca de 12/13 anos a mirar-me o carro e que me diz "o senhor (desde q deixei crescer o bigode toda a gente me trata por senhor) tem um carro brutal"

ir comer a um restaurante panorâmico com vista sobre a cidade, mas essa refeição ser o jantar e não se ver nada das vistas porque, além de escuro, tb está a chover e nevoeiro

ir com convite VIP ao concerto do dia (da noite) da semana académica (numa espécie de barracão apelidado de discoteca) e constatar que os "hands on aproach" ainda não quinaram de overdose

ficar muito surpreendido (ao início) e muito desiludido (quando eles começam a cantar ou lá o que é aquilo q eles tentam fazer) com esse facto

beber uísque a 2 € (mau... mas barato... mas mau... mas barato)

adenda

ir à máquina do café, inserir uma moeda de € 1, tirar um capuccino e receber € 1,2 de troco


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

09 abril 2008

puta q pariu

o meu pc esteve ontem a instalar actualizações e agora não tenho Excel. quem enrabasse esses cabrões da Microsoft...

e tb surgiu agora um aviso simpático a dizer q posso ter sido vítima de falsificação de software, e que o meu windows não é genuíno

e tudo isto hoje, que estou longe de Coimbra (Cubilhã) e não posso resolver o problema de forma célere

Ah! E está a chover, também.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

07 abril 2008

It's good to be me

devia ser proibido uma pessoa* gostar tanto do que faz

* ou mesmo alguém como eu


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

04 abril 2008

Até ao meu regresso

Este fds, os meus papás vão a um casamento a Espanha.

Como a minha sugestão de congelar a avó durante o fds foi mal recebida, terei que tomar conta da senhora.

Uma vez que a internet ainda não chegou àquela terreola, só voltarei a dar de mim no Domingo.

Coragem, são só 2 dias. Aliás descontando a noite e as refeições, são meia dúzia de horas. Se estiver bom tempo, vão passear e tal e nem dão pela minha falta.

P.S. - este é o poste nº 936 deste blog. se, quando comecei este blog, alguém me dissesse que, apenas 2 anos e quase 4 meses depois eu já teria publicado tanto poste, eu provavelmente ter-lhe-ia respondido: "não comento"


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

02 abril 2008

Curiosidades

É engraçado como são os que ganham mais à base de sorte do que de trabalho ou saber que mais se tornam arrogantes e convencidos.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Opções de carreira

Bem, se por alguma razão eu tiver que deixar de fazer o que faço actualmente, já sei para onde me posso virar.

Segundo estes senhores:

bedroom toys


É caso para cantar:


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

01 abril 2008

Que pena não ir à festa do Cajó, no Domingo

estava cheio de vontade de experimentar brincadeiras novas:



sim, agora que comecei a postar, não quero mais nada. parece que é um bicho que se mete na gente ou o camandro. se calhar, não.

nota: o Cajó é este senhor.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sobre a falta de postes

Realmente, parece impossível.

Nem quando o Sportem finalmente ganha pela primeira vez desde que eu tenho barba, e logo por números que já não se viam desde o longínquo ano da Graça (ou será graça? quem é a Graça? porque falo dela no meu blog? quereria ela tomar um copo comigo? mas divago) de mil nove e oitenta e quatro, quando o clube do Leão (outra forma de dizer Sportem, esta utilizando mais palavras do que o necessário, o que configura uma figura - e isto outra - de estilo de que não me recordo agora o nome - e da outra também não) venceu o "Unidos de Freixianda à Barca" no velho estádio Dr. Carlos Jorge da Cunha e Melo, antes da construção da bancada norte, ainda jogava o Zé Costa (já a médio-volante, na fase descendente da carreira, depois de 9 esplendorosas épocas como extremo), que até marcou um grande golo nesse jogo, eu venho logo a correr postar sobre futebol.

Não se percebe.

O Bunda Grande estreou-se a marcar na equipa sénior e parece que voltou à boa forma, o Tiuí continua sem molhar a sopa, mas partiu a trombinha ao keeper adversário, o Yannick parece que aprendeu a marcar golos (devia ser o cabelinho à rabeta que o atrapalhava) e o Moutinho, bem, o Moutinho, puta que o pariu, não faz um jogo mau há mais de 5 anos (apesar de só jogar nos seniores há 3, e nem assim eu venho a correr fazer um poste.

Só no dia a seguir (já no outro depois, aliás).

Será trabalho, será gente? Chuva não é certamente, que nem tinha colocado a hipótese de início e se não o fiz, por alguma razão terá sido, que eu não faço as coisas assim sem mais nem menos, embora às vezes me apeteça e acabe por me desviar do caminho e fazer grandes divagações sem saber muito bem porquê e para quê, mas lá me vou distraindo, e vagueando por aí, até sabe Deus quando, ou até me dar a fome.

Vou comer.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Futebolidades

Depois do visionamento do golo de Cristiano Ronaldo de hoje:
"Enquanto não lhe vir um remate em jeito, assim como o do Pereirinha, não lhe vou dar o respeito que ele merece", pessoa devidamente identificada.


Grande, grande!!!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -