o sniper esmiúça o sócrates

este blog não gosta do sócrates

emails para nakedsniper@gmail.com

30 dezembro 2005

Agora é a sério

Este, este é que é o último poste do ano.

E, para entrarem em 2006 com um sorriso nos beiços, nada melhor que uma boa tira de BD.

Descobri este bichinho há pouco tempo e fiquei rendido. Esta tira de BD fala de um menino que tem um pato como animal de estimação. O raio do bicho (o pato, não miúdo) além de querido e fofinho, tem uma piada do caraças.

Ficam aqui com 2 exemplos:





Se quiserem ver mais, dêem uma saltada aqui.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Disco da semana

Já tinha falado no Pano do Pó do concerto do Rodrigo Leão que fui ver no TAGV.

Nesse concerto, o Rodrigo Leão levou um convidado que era para mim um perfeito desconhecido: Ludovico Einaudi. Ouvi e gostei, gostei mesmo muito. Gostei tanto que tratei logo de sacar, ehem, arranjar o CD que incluía as músicas que ele tocou no concerto.

Bom, e o que eu tenho a dizer é que fiquei fascinado com esse album. O piano, nas mãos daquele homem (ocasionalmente acompanhado por violino ou violoncelo), provoca arrepios, emoção, tristeza, euforia. Enfim, tudo menos indiferença.



Comprem (se encontrarem), peçam emprestado, saquem da internet. Tudo vale para se ouvir boa música (mesmo se, como disse a minha mãe, "ficasse mais alegre se tivesse alguém a cantar")


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Afinal havia outro... poste

Meus amigos,

Não consegui acabar o ano sem voltar aqui a postar coisas.

Mas, se vocês tivessem coisas tão importantes como eu tenho para postar, também não acredito que conseguissem esperar pelo ano novo.

Bom, e as coisas importantes que eu tenho para postar são as minhas resoluções (ou propósitos, num português mais clássico) de ano novo.

Não, não envolvem sky jumping nem body building nem nada desses disparates.

Os meus propósitos para 2006 são os seguintes:

1. acabar a tese (versão final, que a provisória entreguei-a hoje)

2. ter a mota mais tempo na minha mão do que na oficina (nem sei se ela ainda me reconhecerá por esta altura)

3. deixar de ser parvo e não aceitar mais “cargos” ou “tarefas” que só dão chatices e nenhum ganho (a não ser que envolva gajas)

4. não ir ver mais nenhum derby do Sporting (este ano correu mal sempre que fui)

5. largar o whisky (2006 pode bem ser o ano do rum)

6. envolver-me numa relação séria e com futuro (Nah!! Estava só a gozar. quero é gajas, muitas gajas, e afalfá-las)

7. passar a respeitar sempre os limites de velocidade (pronto, talvez não, mas vou-me esforçar para deixar de atropelar gente irritante, ehem, peões na passadeira)

8. redecorar a minha sala (acho q há uma lei qualquer q obriga a ter um propósito abichanado nestas listas)

9. deixar de levar o meu afilhado a ver os jogos da briosa (qualquer dia o miúdo convence-se mesmo que o futebol espectáculo é uma utopia)

10. deixar de mandar para o canto com orelhas de burro os alunos que respondem mal a perguntas fáceis (ou pelo menos deixar de gozar com eles e de afixar fotos deles nos corredores)

E pronto, é isto. Até pró ano, malta.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

23 dezembro 2005

Mensagem de Natal

Meus amigos,

Este é, possivelmente, o último poste de 2005.

Daqui a algumas horas irei juntar-me áquele piqueno grupo de pessoas que teimo em chamar "família".

Durante uma semana não terei internet nem farei qualquer esforço para isso. Será tempo de Bacalhau no forno, de Perú com puré, de acordar de manhã (vá lá, a meio da manhã) e olhar para a geada que estará lá fora. Tenho muito que partilhar com a família e também uma persistente tese para concluir (versão provisória ou preliminar, para já).

Assim, gostaria de deixar a todos votos sinceros de um Natal muito bem passado junto de quem vos diz mais. E também votos de que quem vos comprou prendas tenha acertado com as vossas expectativas.

Quanto ao rebelhãoum, divirtam-se à bruta e lembrem-se que os disparates cometidos na passagem de ano não contam para o cadastro.

Até pró ano.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

21 dezembro 2005

Futebolices

Fui há pouco ver o Académica x Belenenses.

O jogo foi fraquinho, com as 2 equipas a jogar poucochinho.

A Académica apresentou-se com clara falta de vontade e de dinâmica. O Belenenses aproveitou o facto de jogar fora para ficar na defesa à espera da Académica, saindo para o ataque apenas quando a Académica estava descompensada.

No início da 2ª parte, o Paulo Adriano lembrou-se de oferecer em zona defensiva uma bola ao Meyong do Belenenses e o gaijo, por boa educação, não recusou a oferta e fez o 1-0.

A partir daí, a Académica lembrou-se de como se joga à bola e começou a tentar marcar golos. Mas fê-lo de uma forma bastante atabalhoada. Para piorar, o treinador fez (quase) tudo ao contrário do que deveria. Para aumentar a presença na área, colocou um defesa central (o Hugo Alcântara) a ponta-de-lança. É a velha tentativa de meter um gajo que saiba cabecear lá à frente. Mas, uma vez que tinha 2 avançados no banco, não se aceita esta opção. Para piorar, quando se lembrou de meter mais um médio criativo, e tirou um dos extremos, tirou o único que ainda estava a fazer alguma coisa de jeito. E nessa altura, tirou um defesa e meteu um médio (supostamente para pressioanr mais o adversário), mas colocou o médio a jogar como defesa. Enfim...

3 coisas que me irritaram bastante:

1. O Paulo Adriano está a jogar muito mal. Talvez seja resultado de estar a jogar numa posição mais recuada, mas ele está muito mal e não tem lugar na equipa neste momento. O Nuno Piloto está 24 vezes melhor do que ele.

2. O Luciano. Já não posso com esse gajo há muito tempo. A única coisa que ele tem como jogador é alguma velocidade. De resto, não sabe fintar e cruza mal. Aliás, se há jogadores que são uma nulidade porque não acrescentam nada ao jogo das suas equipas, o Luciano faz mais do que isso, o Luciano tem um valor negativo para a equipa. Mais valia jogarmos só com 10. Mas o que me irrita mesmo é a mania que ele tem de se atirar para o chão por tudo e por nada a tentar arrancar faltas. Às vezes ainda tem sorte, mas é muito ridículo. Comigo a árbitro apanhava amarelo à segunda simulação. E digo mais, se o encontrasse na rua depois do jogo era bem gajo para lhe dar um murro, para ver se ele ganha juízo naquela cabeça. É que o gajo irrita-me mesmo!!

3. As simulações idiotas e repetidas dos jogadores do Belenenses a partir do momento em que se viram em vantagem. Em qualquer lance em que houvesse o mínimo choque, os jogadores do Belenenses ficavam a espernear como se lhes tivessem arrancado os tomates a frio. Mas mal chegava a maca já estavam bons, saíam de campo pelo próprio pé e entravam logo a seguir. Esta falta de fair-play tira-me do sério.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cavaco versus Soares

Por motivos profissionais (tive que dar uma aula) e desportivos (jogo do Sporting), ontem não vi o debate.

A única coisa que vi sobre o debate foi a antevisão que a RTP fez, em que acompanhou o dia de Cavaco. A rtp não acompanhou o dia de Soares, nem fez a antevisão do debate do lado do candidato socialista porque este recusou participar nessa iniciativa.

Apenas por isto, atribuo desde já, e de forma indiscutível, a vitória no debate de ontem a Cavaco Silva.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dilbert (Wally, no caso)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

20 dezembro 2005

É preciso é não dramatizar

No fds, o co-piloto português mais famoso, Luís Santos, o tal que esteve cerca de um ano retido na Venezuela por suspeita de cumplicidade no caso de tráfego de drogas, já depois de ter sido inocentado pelo tribunal, ficou retido mais uns dias naquele país sul-americano. E isto porque as autoridades aeroportuárias ainda não tinham sido informadas da absolvição pelo tribunal e tinham ordens para não o deixar sair do país.

O senhor, em face desta nova dificuldade, em vez de se pôr a disparatar e a reclamar que era uma situação inadmissível ou que este tipo de coisas só aconteciam em países sub-desenvolvidos e o camandro, reagiu de uma forma excelente.

Disse que era perfeitamente aceitável que a comunicação demorasse uns dias a chegar ao aeroporto e que, agora que estava tão perto de voltar a casa, não era por mais uns dias que se ia chatear.

Gosto muito de ver as pessoas serem assim razoáveis. Se toda a gente fosse assim, o mundo seria um local muito mais agradável.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Jipes chineses a caminho

Parece que será em meados de 2006 que vão chegar os jipes japoneses a Portugal.

O já famoso Land Wing da Dong Motors (aquele que é uma cópia do Opel Frontera) promete revolucionar o mercado com preços na ordem dos 17 000 €.

Parece realmente um preço excelente, mas atenção! Este foi o modelo que obteve os piores resultados de sempre nos testes de segurança Euro NCAP!!!!

Acho que até a mota do soneca (conduzida pelo próprio e tudo) é mais segura do que este coisinho.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

18 dezembro 2005

Este já não se safa

Soares continua a disparatar e hoje disse que considera a candidatura de Cavaco uma "candidatura de alto risco"

Eu já não sei se ela se esqueceu de tomar os comprimidos, se, com a idade, já não consegue ou já não quer esconder a deselegância, se ficou inebriado com os ares do norte ou o catano.

Mas uma coisa há que dizer. Se Cavaco perde votos cada vez que abre a boca, Soares também não está a ganhar nada com esta postura.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Construtores e autarquias

Hoje vi no noticiário da RTP uma notícia que há muito é conhecida dos conimbricenses.

O empreendimento de luxo "Jardins do Mondego", em frente ao novo Parque Verde" (resultante do programa POLIS e uma das zonas mais agradáveis da cidade actualmente) encontra-se embargado pela Câmara Municipal há vários meses por terem construído um andar (o 8º) a mais do que estava previsto no projecto e aprovado pela Câmara.

O presidente da CM de Coimbra, Carlos Encarnação, foi peremptório: "Vão ser demolidos" (os andares a mais, claro).

Fico agradado com toda esta firmeza. Já é mais do que tempo de certos abusos deixarem de ser tolerados. A velha táctica de fazer sem ninguém dar conta para depois apresentar as coisas como factos consumados tem mesmo é que ter este resultado.

E, quanto a mim, deviam era demolir ainda mais um andar para eles aprenderem a não abusar. É que quantos menos andares, menor é o retorno financeiro e só indo-lhes ao bolso é que esta gente aprende.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Humor de ponta

O inspector Closeau, após se ter registado na recepção, avança para o seu quarto quando passa por um cão. Vira-se apra o recepcionista e pergunta:

- O seu cão morde?

- Não

Baixa-se para fazer uma festa ao piqueno canídeo e é prontamente mordido pelo mesmo. Vira-se irado para o recepcionista:

- Pensei que tinha dito que o seu cão não mordia.

- Esse não é o meu cão.

in "A pantera cor de rosa"


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Pano do Pó, a autobiografia não autorizada

Cap. 7: xung, o homem do clio

“O proprietário do Renault clio cinza de matrícula 54-69-XM com um néon azul por baixo é favor dirigir-se ao seu veículo”
“O proprietário do Renault clio cinza de matrícula 54-69-XM com um néon azul por baixo é favor dirigir-se ao seu veículo”

- Mèrde! Mèrde! – tenho que bazar.

(…)

- Grade de cerveja. Pip! Comida para cão gourmet. Pip! Compressas. Pip! Taco de beisebol. Pip! Caixa de clips. Pip! Champô. Pip! Collants opacos. Pip! Luvas de cozinha cor-de-rosa. Pip! Estetescópio. Pip! São 78,45 euros. É um conjunto de compras muito curioso.

- A sua mania de dizer em voz alta as compras que vai passando na máquina também é curiosa e não foi por isso que eu fiz comentários parvos, pois não?

(…)

- Desculpe lá, ó chefe, não reparei que precisava de 5 metros para passar com o carro. Realmente, se se encostasse muito e abrisse uma porta era capaz de bater ou de riscar o carro – “Cromo do cara*%&. Passavam aqui 2 carros à larga e ele foi chamar a segurança e quase que me rebocavam o carro." E meteu-se à estrada. Tinha acabado de chegar de França e estava cansado. Mas ainda faltavam alguns quilómetros para poder descansar.

Pôs-se a caminho, naquela estrada serpenteante que tão bem conhecia. Era esse conhecimento que lhe permitia abordar as curvas a uma velocidade claramente superior à recomendada. O néon azul, com a velocidade, deixava um ligeiro rasto à passagem do clio, criando a ilusão de uma chama azul.

Subitamente, xung notou uma outra chama azul, mas esta, embora também em movimento, encontrava-se algumas dezenas de metros acima de si. E parecia aproximar-se. A chama persistiu no campo de visão de xung durante alguns minutos, dando a ideia de seguir na mesma direcção, embora mais depressa, e de estar a descer. Até que desapareceu do campo de visão de xung.

Curva à direita, terceira a fundo, pneus a chiar ligeiramente e, subitamente, vinda do nada, uma imensa luz azul. Uma luz tão intensa que cegou xung ao ponto de o colocar inconsciente. Quando acordou, xung estava deitado numa espécie de marquesa. Não estava amarrado ou preso, mas não se conseguia libertar. Estava nu, embora calçado. E voltou a ser cegado pela luz azul.

Quando voltou a acordar, estava no seu clio, parado num estacionamento à beira-mar. Continuava nu, embora calçado. O sol tinha acabado de nascer. Xung dirigiu-se à mala do clio para procurar algo para vestir. Apenas encontrou os seus speedo e uma t-shirt do sobrinho, que lhe ficava ridiculamente justa e deixava o umbigo à mostra.

Dirigiu-se a uma estabelecimento comercial que se vislumbrava no outro extremo do parque. Atendeu-o um jovem de calças de padrão havaiano e uma t-shirt quase tão justa como a de xung.

- Olá, sou o Filipe, o que deseja?

- Era um café e umas informações.

- Sou Capricórnio, faço capoeira, adoro dançar e sou fã dos filmes da Guerra das Estrelas. Tenho os DVDs todos.

- Não era bem esse tipo de informações que eu queria

- Pois não devia ser, não, ó vaca. Eu também arranjo bem melhor do que tu. E sem essa barba nojenta.

“Barba? Que barba, eu nunca tive barba na minha vida, e bem que fiz por isso.” Mas mal tocou na sua face, conseguiu perceber que o Filipe tinha razão. Tinha uma barba espessa e farta. “Só pode ter sido…” E foi aí que xung se lembrou de outras coisas da noite anterior. Nunca mais se lembrou foi do café que tinha pedido. Quando Filipe o trouxe, xung já estava a acelerar pela estrada acima.

- Grande cabra! – ainda se ouviu sair da boca redonda e bem cuidada de Filipe.

(…)

“É aqui o local. Ainda tenho 8 minutos”, pensou xung enquanto colocava o CD da Gloria Gaynor no leitor.

8 minutos depois surgiu aquele por quem xung esperava.

- Tenho estado à tua espera.- disse-lhe.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

17 dezembro 2005

Antes assim?

Na semana passada queixei-me de o Sporting ter perdido apesar de ter feito um jogo agradável.

Ontem fui à Figueira ver o Naval x Sporting e, apesar de o Sporting ter ganho, arrependi-me porque foi um jogo muito fraquinho.

Para quando juntar o útil (ganhar) ao agradável (jogar bem), Sr. Paulo Bento?

Nota: Ricardo continua em grande forma e o Nani cada vez mais se confirma como craque.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

16 dezembro 2005

Então e quando chega a minha vez?

Plano Tecnológico já vai no 3º coordenador. O último esteve no cargo apenas um mês.

Caros Ministro da Economia e Primeiro Ministro,

Sou "um intelectual brilhante, um pensador de alto calibre" e também "um homem com grande talento para a concretização".

Tenho, portanto, o perfil ideal.

Ok, não sou militante do PS, mas dêem-me uma apitadela uns dias antes e eu trato disso.

Já agora, o mês que me daria mais jeito seria Fevereiro ou Julho.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Disco da semana



Directamente do baú de recordações. E ainda se ouve melhor agora.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

15 dezembro 2005

Encontro de Música da AEISCAC, dia 2



O segundo dia do Encontro foi inesquecível.

Se ontem o auditório do ISCAC esteve praticamente cheio, hoje este a rebentar pelas costuras. Era pessoas sentadas nas escadas, era pessoas de pé no balcão, enfim...

O espectáculo começou com os Dixie Gringos, grupo jazz que animou de forma soberba o evento durante mais de uma hora. O seu repertório, jazz dixieland e blues, dos anos 20 até aos 70, além de extremamente bem tocado, cativou e contagiou pela alegria e ritmo.

Depois veio um par de danças de salão (com vários prémios nacionais) que trouxe algum glamour e sensualidade ao encontro.

Os últimos do programa eram os Taoándar, grupo de percussão da Marinha Grande. Eles eram bidons, eram poceiros, paus, etc. Até chegaram a tocar batendo com as suas baquetas no chão de Madeira. E semrpe com um ritmo contagiante. Agora, se eles dizem que os vizinhos se fartam de chamar a polícia para se queixarem do barulho, eu compreende perfeitamente od vizinhos. A música deles é agradável mas, se eu quisesse dormir ou estivesse com dor de cabeça não teria hipótese nenhuma.

Conclusão
O evento correu extremamente bem. A organização esteve irrepreensível, os artistas estiveram em grande nível e até os apresentadores conseguiram manter o nível.

Espero sinceramente que haja um 2º encontro para o ano, porque o deste ano fica na história.

Os "cocós" que não foram só têm mesmo é que ficar tristes com o que perderam.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

14 dezembro 2005

Frase do dia

«Eu acho que o sexo tem que ser entre pessoas que se amam,
ou se gostam,
ou se respeitam,
ou então não se conhecem mas não têm nada mais para fazer entre as seis e as oito.
Senão fica uma coisa mecânica, entende?»

- Luis Fernando Verissimo


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Encontro de música da AEISCAC, dia 1



O primeiro dia do 1º Encontro de Música da AEISCAC correu bastante bem.

O cartaz era relativamente tradicional: fados e tunas. Por motivos profissionais, perdi a actuação da tuna e só apanhei os fados. Houve fado "de Coimbra" e fado dito "de Lisboa". Embora mais erudito e tecnicamente até mais complexo, o fado de Coimbra não me cativa particularmente pela, quanto a mim, falta de ritmo. Sou um gaijo simples, do povo, e gosto mais dum bom faduncho, animado e gingão. No entanto, há que reconhecer a qualidade de todos os interveninentes.

Para hoje, temos um cartaz mais rítmico: jazz, danças de salão e percussão (vulgo tambores, julgo que mais de 40). E ainda há um bónus: aqui o sniper vai ser um dos apresentadores.

Portanto, quem está por Coimbra ou aqui perto e não é "cocó" não tem desculpa para não aparecer.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Futebolices do FCP

Os empréstimos e os cavalheiros

Uma das polémicas do momento no futebol nacional refere-se à não utilização do futebolista Maciel (emprestado pelo FC Porto ao Leiria) no jogo entre estas duas equipas.

Pelos regulamentos, o jogador deveria jogar e não há cláusula nenhuma no contrato de empréstimo (nem poderia haver) que limite essa possibilidade. No entanto, são habituais os acordos de cavalheiros (verbais) quanto à não utilização de jogadores contra a "equipa-mãe".

O presidente do Leiria veio dizer que o jogador não jogou por opção do treinador, facto curioso quando esse mesmo treinador, inclusivamente no início do jogo, disse que gostava de colocar o jogador em campo mas não podia. Uma clara mentira, portanto.

Agora vamos ver o que acontece. O Benfica fez uma queixinha na liga e o inquérito segue dentro de momentos. No limite, o FC Porto pode perder o jogo na secretaria. No entanto, tenho cá pra mim que não se vai passar nada. Que previsão fará o Prof. Joaquim Karamba Varela?

Quanto a isto tudo, a minha posição é muito clara e coerente. Jogadores emprestados pelo FC Porto e pelo Benfica a outros clubes deveriam poder jogar contra os seus clubes de origem. Jogadores emprestados pelo Sporting não deveriam poder jogar contra o Sporting.


O entreposto comercial do Dragão

É impressionante como o FCPorto compra e vende jogadores ao desbarato. Mas, mais impressionante ainda é o esforço que o FC Porto faz para re-comprar jogadores que vendeu há pouco tempo.

Há 2 anos, o FC Porto vendeu Postiga (avançado promissor) para o Totenham por cerca de 11 milhões de €. No ano seguinte, talvez devido às notícias que davam conta do interesse do Benfica e Sporting no jogador, foi re-contratar o jogador, pagando (se não estou em erro) 4 milhões de € e dando ainda o médio Pedro Mendes.

Agora fala-se que o FC Porto poderá ir buscar de novo este jogador.

Éh pá!! Decidam-se de uma vez. Ou querem os jogadores ou não querem os jogadores.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

12 dezembro 2005

And the winner is...

E Alberto João Jardim acaba de ser eleito "SACO de PANCADA da CAMPANHA PRESIDENCIAL"

Depois de Francisco Louçã ter puxado o tema, no debate de hoje ambos os candidatos (Louçã e Alegre), depois de espicaçados pelos jornalistas, deram as suas alfinetadas no ditador vitalício, ehem, presidente do governo regional da Madeira, vincando a possibilidade de o demitir das suas funções.

Aguardam-se as reacções do galardoado.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

11 dezembro 2005

Frase do dia

"Vigarista, assassino"

- ex-combatente para Mário Soares, hoje em Barcelos

Eu sei que devia repudiar e criticar o que aconteceu (acusações e alegada tentativa de agressão) hoje ao Mário Soares, mas não consigo.

Acho mesmo muito "karmico" que isto aconteça precisamente depois de Soares se andar a armar na comunicação social que é o candidato do povo, que todos gostam dele e que é o único capaz de andar "sem rede" a contactar com as pessoas.

E já agora, se sabe ouvir os portugueses e dialogar e o camandro, como diz nos outdoors, não percebi porque não confrontou o senhor e esclareceu/rebateu as acusações. Preferiu queixar-se de que o senhor devia ser "atrasado mental".

P.S. - ó The Old Man, por acaso não foste hoje a Barcelos, não?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os bons exemplos da autoridade

Há pouco vinha de carro para casa e reparo na presença de alguns elementos estranhos na estrada. Eram dejectos de cavalo.

Um pouco há frente, passo pelos responsáveis: 2 guardas a cavalo.

Não seria boa ideia que estes senhores, tal como exige a boa educação aos donos de cães quando os vão passear, também trouxessem um saquinho (ou um sacão e uma pá, talvez) para apanhar os dejectos dos seus animais?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os segredos de Mourinho

Uma das razões para o sucesso do Chelsea é a agressividade, a união e o espírito de equipa que aquelas estrelas manifestam em todos os jogos. Cada bola em disputa é perseguida como se a vida deles dependesse de a conseguirem ganhar ou não.

E depois, a equipa joga com aquela confiança resultante do facto de saberem que têm sempre as costas cobertas. Cada jogador sabe que se fizer determinado movimento ou acção, haverá um colega a responder de uma forma previamente ensaiada e treinada.

Obter este espírito de equipa é das coisas mais difíceis que existem. Não há truques que resultem, é preciso um esforço verdadeiro e um empenho constante. O que é fantástico é que, a partir de um determinado ponto, a coisa se torna self-reinforcing.

Um exemplo claro dos bons resultados que Mourinho tem alcançado neste aspecto é o Torneio de Playstation que se realiza hoje em casa de John Terry, o capitão de equipa.

E assim segue o Chelsea, com 12 pontos de avanço no campeonato.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

10 dezembro 2005

Agradecimentos, parte 3 - o ataque do atum explosivo

Começo a achar que isto de ter amigos e boa educação só dá trabalho.

A bela e simpática Ariel soube deste estaminé mal amanhado e teve a delicadeza de o colocar como destaque da semana da Confraria.

A todos os visitantes que aqui vierem parar através dessa porta, quero apresentar as minhas desculpas, pois a vossa desilusão será tão grande quanto a vossa expectativa.

À Ariel deixo um "Bem hajas" e um abraço do Gastão.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Agradecimentos, versão 2.0

O meu bom amigo homem das neves (o Neves, como eu gosto de lhe chamar), topou que eu tinha montado tasco novo e já fez publicidade a esta espelunca no seu respeitável estabelecimento nórdico e nortenho.

Apesar de não deixar de ser uma clara tentativa de colagem ao meu sucesso e à minha imagem, como somos amigos e tal, eu deixo passar a brincadeira.

Obrigadinho, pá.

Só não percebi ainda aquela cena da Yoko, mas eu hei-de lá chegar


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Disco da semana



Jazz. Bossa. Chill out. Muito bom.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tadinho do menino

que foi tão mal compreendido.

"Jamais quis faltar ao respeito aos adeptos" diz Cristiano Ronaldo, referindo-se aos gestos obscenos que dirigiu ao público da Luz na quarta-feira.

Pois claro que não quis. Aliás, quando ele mostrou o dedo médio ao público não era insulto nenhum, estava só a dizer-lhes que eram o "number 1".


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O comentário é um bom comentário

Ontem não vi o debate entre o Mário Soares e o Jerónimo de Sousa.

Quando perguntei à minha mãe como tinha sido, ela respondeu-me: "Não sei, adormeci"


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Agradecimentos

É justo agradecer à Afrodite as elogiosas (e claramente imerecidas palavras) com que ela se refere a mim e a esta nova aventura.

Amiguinha, o cheque já está no correio.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Watch your language, Santa

Depois do caso Casa Pia, ninguém está a salvo. O Pai Natal que se cuide com os procuradores ultra-zelosos.



Roubado à Tara


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A bola é redonda mas a lógica é uma batata

Hoje, vi a melhor exibição do Sporting de Paulo Bento e também a primeira derrota.

A equipa praticou bom futebol, controlou o adversário, pressionou, teve boas combinações ofensivas e "só" não conseguiu fazer golos. Nem de penalty. O raio do Deivid tinha q ficar doente...

Gostei de finalmente ver o Varela a jogar e de ver o Ricardo de volta à boa forma.

Digo sinceramente, prefiro perder assim do que ganhar ou empatar como com o Boavista ou Penafiel.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

09 dezembro 2005

Divulgação cultural



A não perder, na próxima semana (terça e quarta), no ISCA de Coimbra.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

08 dezembro 2005

O professor Cavaco

A resposta de Francisco Louçã (ver este poste) levanta algumas questões muito interessantes sobre a candidatura presidencial de Cavaco Silva, nomeadamente sobre o perfil desejavel para um Presidente da República e sobre a actual capacidade do Professor.

1. O PR ideal.
Já muito se disse sobre o perfil adequado para o presidente da república. Entre verdades, falácias e disparates, parece que os próprios candidatos, embora no seu discurso reconheçam as limitações do poder presidencial, querem criar na opinião pública a ideia de que terão um papel mais importante do que aquele que todos sabemos que irão ter. Embora o papel PR não seja apenas de mestre de cerimónias da democracia como muitas vezes chegámos a pensar durante a presidência de Jorge Sampaio, também não vai tão longe como muitos candidatos gostariam.

Representar o país, avaliar (promulgar ou vetar) as leis, ser o Chefe Supremo das Forças Armadas e co-responsável pela política externa do país exigem que competências? É essencial ter a formação humanista que Soares convenientemente apresenta? Um tecnocrata como fazem parecer Cavaco é a pessoa errada para o cargo?

A questão da formação humanista, quanto a mim, apenas desprestigia o cargo, pois é quase como um assumir implícito de que o PR apenas serve para aparecer nas cerimónias e fazer discursos bonitos com muitas referências aos clássicos para o povão ficar embevecido com a sua retórica e capacidade discursiva. Por outro lado, claramente que um tecnocrata puro seria inadequado, como é inadequado para qualquer função executiva em que se egixa a tomada de decisões e a assunção de responsabilidades. Para tecnocratas há muitas vagas de assessores.

Parece claro que é essencial visão estratégica e uma competência transversal pois acabam por passar pelo PR decisões sobre todas as áreas. Afirmar que deve ser um jurista porque só um jurista deverá validar leis ou que deve ser um economista porque é essa a principal preocupação do país é tremendamente redutor. A formação de base é apenas o alicerce onde se foram acumulando os conhecimentos posteriormente adquiridos e toda a experiência da vida pessoal e profissional. É preciso ir mais fundo do que isso.

2. Cavaco ainda sabe nadar?
Francisco Louçã tem inteligentemente tentado minar um pouco a imagem de competência de Cavaco, ao comparar a produção científica de ambos nos últimos 10 anos. Louçã, docente de economia, além de participar activamente na vida política, tem publicado trabalhos científicos que nem um louco. Cavaco, que apenas se tem dedicado à sua actividade docente, só tem escrito artigos de opinião nos jornais e cartas à família.

Embora à primeira vista até pareça que os detractores de Cavaco tenham alguma razão neste ponto, não nos podemos esquecer que Cavaco sempre foi mais homem de acção do que palavras e não podemos avaliar a sua lucidez e competência a partir do seu discurso. É claro que Cavaco não tem os dons de oratória que têm Soares, Alegre e Louçã. Mas, tirando Louçã, também não reconheço aos outros grande competência para além dessa habilidade retórica. Por outro lado, e como já referi acima, não podemos esquecer que as competências necessárias para se ser PR são diferentes daquelas necessárias para se ser PM, pelo que questionar as competências actuais de Cavaco para desempenhar o cargo de PM é apenas criar ruído e desviar as atenções do essencial.


-- pequeno aparte --

Além disto, Soares (provavelmente num dia em que não tomou a sua medicação) teve a coragem de dizer (sem se rir) que Cavaco teve a vida facilitada porque ele lhe tinha deixado o país um óptima situação e que Cavaco mais não tinha feito do que gerir os excedentes que soares havia deixado. Soares ou perdeu a memória ou acha que os portugueses são idiotas para ter o desplante de dizer tal barbaridade. Como é possível dizer um disparate destes quando foi a condução do país de Soares que obrigou à intervenção do FMI? E como é possível que os jornalistas ouçam tamanhos disparates e mentiras e não questionem as pessoas? Anda toda a gente a tentar reesecrever o passado da forma que mais lhe convém?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Esclarecimento

Só para desfazer eventuais mal-entendidos, gostaria de fazer a seguinte declaração.

"o Toni não tem culpa de eu ter saído do Pano do Pó e ter decidido criar este novo blog"

-- fim de declaração --


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Poste primeiro

Já ando nestas lides do blogosfera há algum tempo (desde Junho de 2003, para ser mais preciso).

Tudo começou num grupo de amigos, quando um deles, o RC, propôs a criação de um blog. Nessa altura, nem eu sabia o que era um raio de um blog. Como o grupo incuía alguns informáticos de ponta, criar o blog não colocou qualquer dificuldade. E assim, durante 2 anos e meio, fomos limpando o pó em todos os cantos, escrevendo postes divertidos e postes sérios, postes com qualidade literária e postes do Soneca, postes informativos e postes implicativos, falámos de nós, falámos de pessoas que respeitamos, falámos de pessoas que repudiamos, falámos de temas fracturantes, falámos de temas pacíficos, falámos um pouco de tudo e muito de nada.

Pelo meio, surgiu um desafio de um amigo. Um blog única e exclusivamente dedicado à abominação política. Como adoro abominar, não fui capaz de dizer que não. E a coisa começou bem, abominámos à esquerda e à direita, de forma justa e menos justa, abordando assuntos sérios num registo não tão sério. Mas os afazeres e a lufa-lufa do dia-a-dia foram dificultando a actividade do abominador, tornando-o num blog fantasma que não mais cumpria a sua missão.

De algum tempo a esta parte, tenho-me sentido um pouco deslocado no Pano do Pó. Há assuntos, modas e tendências que surgem e me passam ao lado e comecei a sentir que a minha agenda estava um pouco desenquadrada naquele espaço. Assim, decidi embarcar num novo projecto.

O projecto ainda não tem nome. O blog chama-se naked sniper porque é o meu, mas a minha ideia será, eventualmente, um dia, encontrar um nome adequado para o meu espaço. Quem sabe das tormentas que passei para escolher o meu nick compreenderá bem a dificuldade em encontrar um nome para este espaço.

A ideia para este blog é continuar a postar como tenho feito no Pano do Pó e no Abominador. Falarei de coisas que me preocupam, coisas que me irritam, coisas que me fazem rir, partilharei brincadeiras e disparates, abominarei um pouco, enfim, continuarei a poluir a blogosfera com postes que pouco interessam e nada acrescentam.

Se tudo correr bem, conseguirei manter este blog vivo e a dar pontapés por algum tempo. Se as coisas correrem mal em algum ponto, podem acontecer 2 coisas: ou o blog acaba ou o blog acaba em livro (Deus nos livre).

E pronto, foi o poste primeiro. Oportunamente surgirá neste espaço o poste segundo. Eventualmente surgirá o poste terceiro e, se entretanto não me esquecer que comecei este blog, poder ser que até surja por aqui um poste quarto ou quinto (não necessariamente por essa ordem).


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -